- Publicidade -

18.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Comércio mineiro projeta recuperação nas vendas para segundo semestre, aponta pesquisa

- Publicidade -
Comércio mineiro projeta recuperação nas vendas para segundo semestre, aponta pesquisa
imagem ilustrativa freepik

O Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG divulgou os resultados da pesquisa que traça o cenário empresarial para o segundo semestre de 2025. Com base em entrevistas com empresas do comércio varejista em todas as regiões de estado. O levantamento revela um clima de otimismo crescente entre os empresários. Impulsionado principalmente pela expectativa de melhora nas vendas em datas comemorativas estratégicas, como Natal, Dia dos Pais e Black Friday.

Melhores vendas

De acordo com o estudo, 74,7% dos empresários acreditam que as vendas no segundo semestre serão melhores do que no primeiro. Esse sentimento positivo é sustentado por uma série de fatores. Incluindo a sazonalidade típica do segundo semestre, investimentos planejados em propaganda, promoções e atendimento diferenciado. Além de uma expectativa geral de aquecimento do comércio. “A percepção de melhora é resultado de uma conjunção de fatores, como a adaptação das empresas às novas dinâmicas de consumo, a aposta em estratégias de divulgação e a tradição de maior movimentação comercial nas datas comemorativas do segundo semestre”, explica a economista da Fecomércio MG Gabriela Martins.

- Publicidade -

Segundo a pesquisa, 51,4% das empresas pretendem investir em divulgação e propaganda. 34,6% apostarão em promoções. Enquanto 30% destacam o atendimento diferenciado como principal estratégia para conquistar o consumidor. Para Gabriela Martins, esses dados mostram uma maior maturidade do setor. “Que vem apostando não apenas em preços, mas também na experiência do cliente e no relacionamento com o público”.

O estudo também revela que 59% dos empresários consideram o Natal como a data mais importante para o desempenho do segundo semestre, seguido pelo Dia dos Pais (21,1%), Black Friday (17,7%) e Dia das Crianças (16,2%). A forma de pagamento que deverá se destacar no período é o cartão de crédito parcelado, apontado por 48,9% dos entrevistados, seguido pelo Pix (30%).

- Publicidade -

Desafios

Apesar do otimismo, há desafios a serem enfrentados. Entre os empresários que não acreditam em melhora, os principais entraves citados são o preço elevado dos produtos (32,2%), a concorrência desleal (13%), a mudança de governo e o momento econômico do país, ambos também com 13%.

A pesquisa da Fecomércio MG, realizada entre os dias 23 e 27 de junho de 2025, teve amostragem representativa e margem de erro de 5%, com 95% de nível de confiança. Os dados oferecem não apenas um termômetro do comércio mineiro. Mas também um guia prático para as empresas se prepararem para um dos períodos mais decisivos do ano.

Veja também
- Publicidade -



Banner Campanha de Doação de Livros






Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!