O programa Poços Doar, instituído pela Lei Municipal nº 9.516/2021, chega à sua 5ª edição em Poços de Caldas com o objetivo de reforçar os estoques de sangue do hemocentro em períodos críticos do ano.
>>>>>De autoria do vereador Wellington Alber Guimarães, a iniciativa foi criada para enfrentar a queda no número de doações registradas nos meses de dezembro, janeiro e julho. Épocas em que, tradicionalmente, as férias escolares e recessos diminuem o comparecimento de doadores, mesmo com o aumento das demandas por sangue.
Ao longo do mês de julho estão previstas ações educativas e de mobilização social com foco na ampliação da captação de doações. Em Poços de Caldas, o hemocentro é responsável pela coleta, processamento e distribuição do sangue destinado aos hospitais conveniados. Desde 2021, a unidade realiza uma verdadeira força-tarefa nesses períodos mais desafiadores.
O secretário municipal de Saúde Luís Augusto de Faria Cardoso destaca a importância da campanha. “A doação de sangue é fundamental para salvar vidas em situações de emergência, como acidentes e cirurgias. E também para pacientes com doenças crônicas que necessitam de transfusões regulares. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Por isso, deixamos aqui o nosso apelo a todos que estejam em boas condições de saúde: doem sangue, façam a diferença.”
Requisitos para doação
Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização)
Peso mínimo de 50 kg
Boas condições de saúde
>>>>>Hemocentro Poços de Caldas
Avenida José Remígio Prezia, 303 – Jardim dos Estados
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 (com agendamento prévio pelo MGApp ou Hemominas.mg.gov.br)
Telefone: (35) 2101-9300