
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) enviou nesta segunda-feira (30) às Superintendências Regionais de Ensino um conjunto de orientações e materiais de apoio para organizar o processo de manifestação de interesse no Programa das Escolas Cívico-Militares. As escolas selecionadas deverão realizar todas as etapas do processo até o dia 18 de julho.
O Programa, já implementado em nove unidades escolares da rede estadual, busca integrar valores cívicos e disciplinares ao projeto pedagógico. Com foco em um ambiente escolar mais seguro, organizado e acolhedor. Segundo a SEE, os resultados obtidos até agora demonstram impactos positivos no clima escolar. E também no engajamento dos estudantes e na relação com as famílias e a comunidade.
Entre os documentos enviados às regionais estão modelos de convocação, ata e cédula de votação. Além de orientações específicas para direções escolares e superintendências, e uma lista com as escolas pré-selecionadas. Também foi anexado um documento com perguntas e respostas frequentes sobre o programa.
As Superintendências Regionais terão papel fundamental durante o processo. Sendo responsáveis por orientar tecnicamente as unidades escolares. E ainda garantir que todas as etapas ocorram com transparência e respeito à autonomia das comunidades escolares.
De acordo com o comunicado assinado pelas subsecretárias Kellen Silva Senra e Cláudia Aparecida Lara Augusto, o objetivo é garantir que a participação no programa ocorra em consonância com os princípios democráticos da política educacional do Estado.