
O cineasta Daniel Maciel, natural de Poços de Caldas, foi o vencedor da categoria Audiovisual do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025, uma das mais prestigiadas premiações culturais do Estado de São Paulo. A cerimônia de entrega ocorreu no último dia 25 no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
O reconhecimento veio pelo filme “Conexão com o mal”, que se destacou entre os indicados ao lado de outras grandes produções do setor audiovisual. O prêmio inclui troféu exclusivo criado pelo arquiteto Ricardo Ohtake e R$ 35,5 mil em premiação.
Daniel Maciel nasceu em 1974 em Poços de Caldas e construiu uma carreira sólida no cinema independente brasileiro. É roteirista, diretor, produtor, educador e escritor, com forte atuação nos gêneros de ficção científica, horror e documentário poético. Fundador da produtora Arquitrama, Maciel tem mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, onde também lecionou disciplinas como Roteiro III e Dramaturgia Audiovisual.
Entre seus trabalhos mais conhecidos estão colaborações nos roteiros de filmes como “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart, e nas animações “Bugigangue no Espaço” e “O Amor dá Trabalho”. Também coordenou a sala de roteiristas da série Monstrolândia/Bobolândia, da produtora 44Toons.
Atualmente, o poços-caldense desenvolve projetos autorais. Incluindo o longa de horror “O Sétimo Círculo”, o documentário poético “Gigante” e a série “Interrogatórios”, em fase de negociação.
A conquista reafirma a relevância de Daniel Maciel no cenário nacional e destaca o talento que Poços de Caldas segue exportando para a cultura brasileira.