
Um homem foi preso em flagrante neste domingo (29) após provocar um incêndio florestal no sítio Pinhal da Cascata, nas imediações do bairro da Cascata, em Águas da Prata (SP). O fogo, que começou em uma área da propriedade, se espalhou rapidamente devido às condições climáticas. O tempo seco e ventos fortes fizeram com que as chamas ainda atingissem também uma propriedade vizinha.
A Defesa Civil do município foi acionada para conter o fogo e contou com apoio da Brigada do Barranco. O combate foi intenso e durou toda a tarde, finalizando por volta das 18h30.
Crime ambiental
O autor do incêndio foi detido pela Polícia Militar e responderá por crime ambiental. A legislação brasileira prevê penas que podem chegar a até 12 anos de reclusão, além de multa e outras sanções administrativas. Especialmente em casos considerados graves, como destruição de ecossistemas ou risco à fauna e à flora.

“O trabalho das duas brigadas foi excelente. Somos muito gratos em nome da prefeitura e da população pratense, que correu o risco de um desastre por conta dessa ação criminosa”, declarou o secretário municipal de Meio Ambinete Marcos Santos.