
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poços de Caldas registrou um aumento de 13,6% no número total de atendimentos entre janeiro e maio de 2025. Em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar da maior demanda, o tempo médio de espera caiu 16%, indicando maior eficiência no serviço sem comprometer a segurança dos pacientes.
O levantamento da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde destaca que, mesmo durante os picos de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em maio e junho — que exigem mais tempo de observação e realização de exames — os indicadores de agilidade seguiram em melhora.
Outro dado relevante é que 70% dos atendimentos realizados na UPA são de baixa complexidade e poderiam ser resolvidos nas unidades básicas de saúde (PSFs), o que ajudaria a desafogar a unidade e melhorar ainda mais os índices de desempenho.
Para enfrentar esse cenário, a Secretaria de Saúde dará continuidade às ações de monitoramento e qualificação dos serviços prestados na UPA. Estão previstas campanhas educativas para orientar a população sobre quando procurar a unidade. Além de aplicação de pesquisas de satisfação, capacitação permanente da equipe multiprofissional. Também revisão de fluxos e protocolos, redimensionamento da equipe médica, ajustes de escalas e gestão sistemática de indicadores para subsidiar decisões mais ágeis.
Também haverá adoção de novas estratégias e tecnologias voltadas ao melhoramento do acesso aos serviços de urgência e emergência. Com o objetivo de redução do fluxo presencial e ampliação da resolutividade.