- Publicidade -
15 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Inverno no Sudeste será mais seco e com temperaturas acima da média, prevê Inmet

- Publicidade -
Inverno no Sudeste será mais seco e com temperaturas acima da média, prevê Inmet
Imagem ilustrativa

O inverno de 2025 tem início oficialmente nesta sexta-feira (20 de junho), às 23h42 (horário de Brasília) e se estende até 22 de setembro, às 15h19. A estação, conhecida por marcar o período menos chuvoso do ano nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, deve manter esse padrão em grande parte do país. Com destaque para a Região Sudeste, onde os efeitos do tempo seco já preocupam setores como o agropecuário.

Pouca chuva e calor

De acordo com a previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região Sudeste deverá registrar chuvas abaixo da média nos próximos meses. Apesar disso, frentes frias esporádicas podem provocar precipitações pontuais no litoral paulista, fluminense e capixaba.

- Publicidade -

As temperaturas devem permanecer acima da média histórica, especialmente em áreas do interior, como o norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. No entanto, massas de ar frio vindas do sul do continente ainda poderão provocar quedas acentuadas nas temperaturas. Inclusive com formação de geada em regiões serranas e de maior altitude.

Impactos na agricultura

A perspectiva de um inverno mais seco levanta alertas para o campo. A previsão de baixa umidade do solo pode comprometer as pastagens, reduzindo a disponibilidade de alimento para o gado. Também há risco de impactos negativos sobre culturas mais tardias do outono/inverno.

- Publicidade -

Por outro lado, o cenário favorece as lavouras de cana-de-açúcar, café e grãos em fase de colheita, que se beneficiam de menor incidência de chuvas. A estabilidade atmosférica também ajuda na maturação de culturas da segunda safra, principalmente no norte de São Paulo e em Minas Gerais.

Condições típicas do inverno

Assim como em anos anteriores, a estação deve registrar episódios de nevoeiros e névoa úmida nas manhãs, provocados por inversões térmicas. O que pode causar redução de visibilidade em estradas e aeroportos, especialmente em áreas serranas.

- Publicidade -

Além das geadas isoladas, não se descarta a possibilidade de episódios de friagem atingindo o sul de Minas e áreas próximas da divisa com o Centro-Oeste.

Com o cenário traçado, especialistas recomendam que produtores rurais e gestores municipais fiquem atentos às atualizações meteorológicas, a fim de mitigar possíveis prejuízos causados pelas condições climáticas do inverno de 2025.

Fonte: Inmet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja também
- Publicidade -









Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!