
A prefeitura está informando que nesta quinta-feira (12) o atendimento em diversas unidades pode ter sofrido atraso devido a um problema técnico de escala global. Relacionado à instabilidade nos sistemas de internet que utilizam como nuvem o GCloud, conforme noticiado em mídias nacionais e internacionais.
Segundo avaliação técnica preliminar, o acesso a informações de usuários, como prontuários eletrônicos da rede municipal de saúde, ficou comprometido. Isso dificultando o fluxo de atendimentos e exigindo a ativação de planos de contingência. Especialmente em setores sensíveis como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A administração municipal esclarece que a situação não foi causada por falhas internas de gestão, estrutura ou pessoal. Conforme informado à Secretaria de Administração pela empresa responsável, trata-se de um evento externo, fora do controle da prefeitura.
Apesar dos contratempos, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde permaneceram nas unidades, garantindo o atendimento a casos urgentes e triados.