
A Agência Nacional de Mineração (ANM) confirmou a descoberta de um diamante bruto de 646,78 quilates em uma área com Permissão de Lavra Garimpeira localizada no município de Coromandel, no Alto Paranaíba, Minas Gerais. O achado ocorreu em maio de 2025 e representa o segundo maior diamante já registrado no país.
A eventual comercialização da pedra — seja no mercado nacional ou internacional — deverá seguir as diretrizes do Processo de Certificação de Kimberley (CPK), acordo internacional do qual o Brasil é signatário. O objetivo é impedir que diamantes sejam utilizados para financiar conflitos armados ou atividades ilícitas. A ANM é o órgão responsável pela representação do país no sistema.
Como parte do processo de certificação, a ANM realiza a identificação do lote, incluindo distribuição por peso, quilates, fotos, valor estimado, origem e destino. Após essa etapa, um fiscal da agência embala e lacra o lote, possibilitando a emissão do Certificado de Kimberley, caso todos os critérios sejam atendidos.
O maior diamante já registrado no Brasil também foi encontrado em Coromandel. O célebre “Getúlio Vargas”, de 727 quilates, descoberto em 1938. A nova ocorrência reforça a relevância histórica e econômica da região na produção de gemas preciosas.
(fonte: ANM)