
Aconteceu no último domingo, dia 8 de junho, a terceira edição do pedal inclusivo do projeto Olhos Aventureiros. O objetivo foi a promoção da inclusão de pessoas com deficiência visual no ciclismo por meio de bicicletas duplas (tandem). O evento, que já integra o calendário oficial do município, vem se consolidando como referência regional na promoção do esporte com acessibilidade e empatia.
Nesta edição, foram 133 inscritos e mais de 200 ciclistas percorrendo as ruas de Poços de Caldas, espalhando a mensagem de inclusão, integração e respeito. O passeio ciclístico também celebrou datas importantes do mês Dia Mundial da Bicicleta e o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Deficiência visual
Entre os participantes, estiveram presentes 23 pessoas com deficiência visual, total ou parcial, de Poços de Caldas e também de outras cidades da região, como Campinas, Muzambinho, Alfenas, Caldas, Santana de Caldas, Extrema e Andradas. O evento contou com 15 bicicletas tandem e recebeu ciclistas profissionais e amadores de mais de 15 municípios diferentes. Para muitos visitantes, o passeio também foi uma oportunidade de conhecer Poços e vivenciar um verdadeiro cicloturismo inclusivo.
A Secretaria de Esportes garantiu apoio institucional e logístico, assim como os órgãos de segurança, que atuaram para garantir a tranquilidade e organização do percurso.
A idealização do projeto é de Thaís Elaine Piva, que teve amplo reconhecimento pelos participantes e parceiros como símbolo do compromisso com a causa da inclusão e da mobilização cidadã. O agradecimento especial vai também a todos os voluntários e ciclistas que dedicaram seu tempo, seja pedalando, guiando, auxiliando ou oferecendo suporte com carros de apoio.