
Produzir maçãs no sul de Minas é uma atividade recente, mas que está chamando cada vez mais a atenção dos produtores. A área plantada, que atualmente é de 7,2 hectares, deve expandir para 10,2 hectares no segundo semestre. O que representa um crescimento de quase 42%.
O aumento tem explicação pela recente aquisição de 2 mil mudas de maçãs. Ela foi feita em conjunto por um grupo de 20 produtores dos municípios de Arceburgo, Areado, Alfenas, Botelhos, Bom Jesus da Penha, Carvalhópolis, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Machado, Monte Santo de Minas, Paraguaçu, Poço Fundo e São Pedro da União.
As mudas, portanto, provenientes de viveiros do sul do país, chegam em julho e levarão dois anos para começar a produzir. Somente com essa nova área de três hectares, é esperada uma produção de até 60 toneladas de maçã por ano, quando as árvores estiverem em pleno desenvolvimento.
Bom desenvolvimento
O crescente interesse por frutas de clima temperado começou após a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) implantar, a partir de 2022, unidades demonstrativas em propriedades da região. Assim, a cultura da maçã chamou a atenção dos produtores pelo bom desenvolvimento que apresentou. Além de possuir um amplo mercado consumidor. Somente nas primeiras colheitas, com as plantas ainda jovens, houve produção de 30 toneladas de maçã nas unidades demonstrativas. As variedades de cultivo – Eva e Princesa – tiveram desenvolvimento pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Desse modo, foram escolhidas por sua adaptabilidade ao clima local, com inverno menos rigoroso que o de regiões tradicionalmente produtoras de fruta, no sul do Brasil.
O projeto busca abastecer o mercado regional com o fornecimento de frutas frescas sem a necessidade de estocar com refrigeração. Uma boa opção é o atendimento a programas institucionais, voltados para a compra de produtos da agricultura familiar.
Capacitação dos técnicos
De olho no aumento da área plantada na região, a Emater-MG irá promover, nesta quinta-feira (12), uma capacitação para os técnicos da empresa que atuam nos municípios onde o plantio de maçãs está em expansão. Os coordenadores técnicos da instituição, com especialidade em fruticultura, Deny Sanábio e Kleso Júnior, vão ministrar o curso.