
Na madrugada do último domingo (8), a Estação Elevatória de Água Tratada (EAT) do bairro Jardim Novo Mundo, sofreu ação de vândalos. Eles entraram no local e furtaram toda a fiação que permitia a operação remota da Estação. Bem como o acionamento das bombas e verificação do nível do reservatório.
Assim que o Centro de Controle e Operações, no prédio central do DMAE verificou a perda de contato com a EAT Jardim Novo Mundo, uma equipe foi acionada para verificação no local.
Equipes de plantão do DMAE agiram rápido e tomaram todas as providências, restabelecendo a conexão e o perfeito funcionamento da elevatória. Desse modo garantindo o abastecimento não só do bairro Jardim Novo Mundo, mas também do Jardim Europa, São Geraldo, Jardim Planalto, Santa Ângela IV, Santa Maria, parte do bairro Country Club, parte da avenida João Pinheiro, parte alta do bairro Santa Augusta e imediações.
Alvos constantes
Estações e Elevatórias de Tratamento de Água e de Esgoto têm sido alvos constantes de vandalismo e furto, bem como os hidrômetros de imóveis. Tais ações oneram os cofres públicos e podem prejudicar o abastecimento de milhares de consumidores.
Na manhã de segunda-feira (9), o diretor do DMAE Paulo César Silva solicitou um relatório sobre todas as ocorrências de vandalismo nos equipamentos do DMAE. No total, foram registradas 11 ocorrências em 2025, incluindo arrombamentos, roubo de fios e equipamentos. Causando prejuízo ao departamento e ainda prejudicando a população.