- Publicidade -
15.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Território Empreendedor reúne mais de 150 participantes em Poços

- Publicidade -
Território Empreendedor reúne mais de 150 participantes em Poços
Divulgação

Iniciativa conjunta do Sebrae-SP e do Sebrae-MG, o Seminário Território Empreendedor – Região Vulcânica reuniu mais de 150 participantes das 12 cidades. Sendo quatro municípios paulistas e oito mineiros. O evento aconteceu no Palace Casino, segunda-feira (26), e marcou o início de uma jornada composta por oito encontros e um fórum estratégico. A serem realizados até março de 2026 entre lideranças dos dois estados.

Sebrae Minas e São Paulo

A abertura do seminário contou com a participação de representantes das duas unidades do Sebrae, seguida da palestra “Futuros em Construção: A transformação começa aqui”, com o pesquisador e professor Emídio Gressler Teixeira, da Unisinos.

- Publicidade -

Em seguida, a analista técnica do Sebrae-MG Grazielle Cândida Cotta e o gestor de projetos do Sebrae-SP Junio Correia apresentaram o programa Território Empreendedor. Que tem como objetivo transformar as vocações e potencialidades locais em atrativos significativos para o desenvolvimento regional.

Região Vulcânica

A Região Vulcânica é reconhecida nacionalmente por seus cafés especiais, vinhos, azeites e produtos gastronômicos únicos. Além do turismo sustentável e das águas termais de Poços de Caldas. Para o Sebrae, a união das lideranças é o passo essencial para que essas vocações convirjam em resultados duradouros.

- Publicidade -

“Essa é uma região com identidade, riqueza cultural e vocações muito bem definidas. O que estamos construindo aqui é uma base sólida para que as lideranças locais possam planejar, decidir e agir juntas em prol de um futuro com mais oportunidades, inovação e inclusão”, afirmou Marden Magalhães, diretor de operações do Sebrae-MG.

Segundo Marcos Kremer, gerente regional do Sebrae-SP, a transformação territorial ocorre pelo movimento de pessoas com direcionamento estratégico. “Possibilitando a criação de uma agenda estratégica de trabalho e a execução das demandas propostas”.

- Publicidade -

Atividades

A jornada terá início dia 9 de junho, com duração aproximada de 12 meses. O foco é no fortalecimento do empreendedorismo territorial, aproveitando as vocações locais e promovendo a construção coletiva de estratégias para o futuro da região. No encontro, foram mapeadas as principais lideranças regionais. A fim de que possam compor o grupo de trabalho, que deverá ter aproximadamente 50 lideranças.

Com um calendário extenso de atividades e uma metodologia já validada em mais de 1.200 municípios brasileiros, a expectativa é que a Região Vulcânica se torne referência em governança colaborativa e desenvolvimento territorial sustentável.

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!