
A prefeitura de Poços de Caldas ainda não formalizou adesão a pactos internacionais ou nacionais relacionados à mitigação das mudanças climáticas, como o Acordo de Paris. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) em resposta ao Requerimento do vereador e presidente da Câmara Douglas Eduardo de Souza (União).
Segundo o secretário da pasta Stefano Zincone, embora o município reconheça a importância do tema, ainda não executa projetos específicos voltados à redução da poluição veicular ou à melhoria da qualidade do ar. “Não há, por ora, nenhum levantamento técnico recente sobre a qualidade do ar em Poços de Caldas. Tampouco documentos consolidados que embasem políticas públicas municipais com esse foco”, salienta a resposta.
Planejamento
A Semmas informou, no entanto, que está avaliando boas práticas aplicadas por outras cidades brasileiras. E que a elaboração de um Plano Municipal de Ação Climática faz parte do planejamento estratégico da pasta. O objetivo é alinhar o município às diretrizes ambientais vigentes no país e no cenário internacional.
A ausência de estudos técnicos, pareceres e medidas concretas preocupa diante do crescimento da frota urbana e dos impactos ambientais associados. Especialmente no que diz respeito à saúde pública e ao cumprimento de metas de sustentabilidade a longo prazo. A Secretaria afirmou que busca capacitação técnica e recursos para estruturar ações futuras.E se colocou à disposição para prestar novos esclarecimentos ao Legislativo.