
A Câmara Municipal de Poços de Caldas vota nesta terça-feira (27) um pedido de informações à prefeitura sobre o atropelamento de macacos na estrada Bianucci. O vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB) apresentou o requerimento após a Ouvidoria da Casa Legislativa receber uma denúncia relatando o caso.
Segundo o relato encaminhado por um cidadão, o acidente ocorreu na manhã da última quarta-feira (21), por volta das 10h30, quando um grupo numeroso de macacos atravessava a estrada. Um dos animais teria sido atropelado por um veículo em alta velocidade. A ocorrência também foi noticiada pela imprensa local.
De acordo com o vereador, a situação revela não apenas um possível desequilíbrio ecológico na região. Mas também a ausência de medidas efetivas de proteção à fauna silvestre e de prevenção a acidentes de trânsito em áreas com travessia frequente de animais.
Sendo assim, o requerimento questiona se a Administração Municipal tem conhecimento sobre o ocorrido, se há registros anteriores de acidentes semelhantes no local. E ainda, que providências a prefeitura adotou ou está adotando. O documento também solicita informações sobre a existência de estudos técnicos ou controles sobre a migração de animais silvestres em áreas urbanas cortadas por vias públicas.
Outro ponto importante levantado é a viabilidade da implantação de passagens aéreas para a fauna silvestre, como já ocorre em outras cidades brasileiras. O vereador ainda questiona quais orientações tem a população e os motoristas que presenciem esse tipo de ocorrência. E se existem canais oficiais para denúncias e resgate de animais.
“Além do evidente impacto ambiental, trata-se de uma questão de segurança viária. Precisamos, portanto, de respostas concretas e de medidas urgentes para preservar a vida dos animais e evitar que novos acidentes aconteçam”, afirmou Flávio Togni.