
O Governo de Minas Gerais está implantando a utilização de Inteligência Artificial (IA) para identificar problemas na malha viária do estado.
A nova tecnologia vai apontar com mais agilidade e precisão as condições das rodovias e, assim, dar celeridade ao planejamento das ações de melhorias.
Isso é possível graças à parceria entre o Estado e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O desenvolvimento da ferramenta ocorreu na instituição, junto do Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (Dnit).
“O processo vai ser muito mais eficiente. O que antes fazíamos uma vez a cada seis meses, agora vamos fazer mensalmente em toda malha pavimentada do estado de Minas Gerais, com a utilização dessa ferramenta. É um avanço enorme que vai beneficiar tanto o estado, quanto o cidadão, que terá a certeza de que as rodovias estarão permanentemente monitoradas”, afirma Pedro Calixto, secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais.
O levantamento ocorrerá continuamente em todas as rodovias sob responsabilidade do DER-MG, ou seja, abrangendo 20 mil quilômetros. De acordo com o vice-diretor geral do DER-MG, Matheus Novais, o diagnóstico poderá chegar a trechos sem pavimentação em uma segunda etapa.
Como funciona

Na metodologia de monitoramento de rodovias por IA, um veículo equipado com câmera de ação percorre os trechos rodoviários coletando vídeos em alta resolução. Na sede do DER-MG, um software processa as imagens. Dez veículos equipados serão disponibilizados para fazer o levantamento.
Para iniciar o novo sistema, na quinta-feira (22), a equipe do DER-MG recebeu, pela manhã, um treinamento com coleta de dados na MG-030, rodovia que liga Belo Horizonte a Nova Lima. Além dessa prática, os profissionais, na parte da tarde, foram capacitados para operar o software que trabalha as informações coletadas.
O professor e pesquisador da UFSC, Jorge Destri Junior, explica que a ferramenta detecta e classifica os diferentes elementos viários existentes, tais como sinalização horizontal e vertical, drenagem e defeitos no pavimento.
Assim, também será possível analisar o desempenho dos novos contratos de conservação do DER-MG.
Fonte: Agência Minas