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IA vai monitorar condições das rodovias em Minas Gerais

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Foto: Ana Feres/DER-MG

O Governo de Minas Gerais está implantando a utilização de Inteligência Artificial (IA) para identificar problemas na malha viária do estado.

A nova tecnologia vai apontar com mais agilidade e precisão as condições das rodovias e, assim, dar celeridade ao planejamento das ações de melhorias.

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Isso é possível graças à parceria entre o Estado e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O desenvolvimento da ferramenta ocorreu na instituição, junto do Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (Dnit).

“O processo vai ser muito mais eficiente. O que antes fazíamos uma vez a cada seis meses, agora vamos fazer mensalmente em toda malha pavimentada do estado de Minas Gerais, com a utilização dessa ferramenta. É um avanço enorme que vai beneficiar tanto o estado, quanto o cidadão, que terá a certeza de que as rodovias estarão permanentemente monitoradas”, afirma Pedro Calixto, secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais.

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O levantamento ocorrerá continuamente em todas as rodovias sob responsabilidade do DER-MG, ou seja, abrangendo 20 mil quilômetros. De acordo com o vice-diretor geral do DER-MG, Matheus Novais, o diagnóstico poderá chegar a trechos sem pavimentação em uma segunda etapa.

Como funciona

Ilustração: Samira Bessa – DER-MG

Na metodologia de monitoramento de rodovias por IA, um veículo equipado com câmera de ação percorre os trechos rodoviários coletando vídeos em alta resolução. Na sede do DER-MG, um software processa as imagens. Dez veículos equipados serão disponibilizados para fazer o levantamento.

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Para iniciar o novo sistema, na quinta-feira (22), a equipe do DER-MG recebeu, pela manhã, um treinamento com coleta de dados na MG-030, rodovia que liga Belo Horizonte a Nova Lima. Além dessa prática, os profissionais, na parte da tarde, foram capacitados para operar o software que trabalha as informações coletadas.

O professor e pesquisador da UFSC, Jorge Destri Junior, explica que a ferramenta detecta e classifica os diferentes elementos viários existentes, tais como sinalização horizontal e vertical, drenagem e defeitos no pavimento.

Assim, também será possível analisar o desempenho dos novos contratos de conservação do DER-MG.

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Fonte: Agência Minas

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