- Publicidade -

22 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Prefeito de Águas da Prata se posiciona contra a mineração de terras raras em Poços

- Publicidade -
terras raras
Foto: W. Meek/Georgia Tech

Na manhã de sexta-feira (23), o prefeito de Águas da Prata Carlos Henrique esteve na SP Águas, em Ribeirão Preto (SP), órgão responsável pelos recursos hídricos no estado.

O chefe do Executivo foi acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento Marcos Santos e pelo presidente da Câmara Rafael Dezena. A comitiva pratense manifestou preocupação quanto ao avanço das pesquisas de mineração de terras raras em Poços de Caldas.
“Trata-se de um experimento. Ninguém tem experiência com esse tipo de extração, por isso é tão perigoso o que está prestes a acontecer, caso esse trabalho de mineração se concretize”, disse o secretário Marcos Santos.
“A mineração em Poços de Caldas pode destruir nossa cidade. Os municípios próximos também correm risco. Não é exagero. se nós não nos unirmos, vamos perder essa luta. A empresa é grande, é poderosa. Foram feitas mais de 15 pesquisas. Eles são discretos e estão nesse intento desde 2022”, declarou o prefeito.
De acordo com Carlos Henrique, a extração de terras raras é um processo que pode gerar resíduos tóxicos, poluição do solo e da água, além de riscos à saúde dos trabalhadores e moradores próximos. A SP Águas se prontificou a estudar tecnicamente a questão e promover ações para acompanhar e assessorar Águas na Prata.

O que a empresa diz

O Poços Já acompanhou a audiência pública que ocorreu na Câmara Municipal de Poços, dia 16 de abril, sobre a exploração das terras raras. Durante o evento, representantes da Viridis Mining & Minerals abordaram os impactos ambientais, bem como os procedimentos para abastecimento de água. Leia a reportagem completa clicando aqui.
De acordo com a multinacional, o projeto inclui a utilização de barramentos já existentes, sem relação com o abastecimento em Poços. Além disso, a Viridis estuda junto ao Dmae um projeto de expansão da captação de água na barragem do Cipó e a construção de uma adutora para transporte da água.
Em outra oportunidade, a Viridis convidou a imprensa para esclarecer dúvidas. Entre os assuntos abordados estão a contratação de mão de obra local, o apoio a projetos sociais e a destinação dos minerais, que inclui a indústria bélica. Saiba mais neste link.
Veja também
- Publicidade -
Banner Campanha de Doação de Livros






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!