
O Serviço de Abordagem Social, responsável pela busca ativa, atendimento inicial e encaminhamento de pessoas em situação de rua na cidade, realizou 3.592 abordagens durante o mês de abril. Com 81 encaminhamentos para os municípios de origem. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O atendimento é ininterrupto pelos agentes que se revezam nos plantões.
É importante esclarecer que a Abordagem Social visa sensibilizar e convencer a pessoa em situação de rua a aceitar os serviços disponíveis na rede de atendimento. Entretanto, cada pessoa pode sofrer aborgadem diversas vezes durante o mês e até mesmo no mesmo dia.
As equipes realizam a busca ativa nos pontos conhecidos nos quais a população de rua costuma ficar, como praças e ruas da região central, por exemplo. Além da busca ativa, a Abordagem Social também atende a demanda da comunidade, que liga no 156.
As equipes abordam as pessoas nas ruas para convencê-las a aceitar o acolhimento. Quando a resposta é positiva, a pessoa em situação de rua é levada ao Centro POP. Ou a um dos abrigos institucionais parceiros da Secretaria Municipal de Assistência Social. Lá é possível contar com higienização, alimentação, roupas e local adequado para dormir.
Assim, no Centro POP (avenida João Pinheiro, 551) é possível tomar banho, lavar roupas, se alimentar e passar por atendimento com psicólogos e assistentes sociais, além do encaminhamento aos abrigos, casas de passagem, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Consultório na Rua. O município trabalha, portanto, em colaboração com duas casas de passagem e dois abrigos permanentes.
No caso de migrantes, há também o redirecionamento à cidade de origem. No mês de abril, 81 pessoas foram redirecionadas para seus municípios originais.
Abordagem Social 156 e Centro POP 35 98879-9716.