
Nesta quinta-feira (22), a Polícia Civil deflagrou uma grande operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias. Logo no início da ação, mais de 100 agentes cumpriram mandados em Belo Horizonte e Região Metropolitana. As investigações começaram com uma denúncia no sul de Minas.
Até o momento, as equipes já prenderam 15 dos 16 investigados, além de cumprir 20 mandados de busca e apreensão e bloquear 100 contas bancárias suspeitas. Entre os alvos, estão quatro gerentes de instituições financeiras e dois ex-gerentes, acusados de facilitar fraudes.
De acordo com o delegado Rafael Gomes, o grupo atuava em um esquema sofisticado de estelionato, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos. Segundo as investigações, os criminosos abriam contas falsas e realizavam empréstimos em nome de terceiros, causando um prejuízo superior a R$ 20 milhões.
A investigação teve início em setembro de 2024, após uma denúncia em São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas. Na ocasião, uma vítima relatou um empréstimo fraudado em seu nome, o que levou os agentes a rede criminosa. Desde então, a polícia identificou mais de 100 vítimas, incluindo pessoas físicas e empresas.
Além disso, o delegado destacou que os investigados responderão por crimes como organização criminosa, falsificação de documentos e estelionato.