
A Escola Municipal Professora Edir Frayha, no bairro Nova Aurora, zona leste de Poços de Caldas, enfrenta atualmente um desafio no atendimento adequado a estudantes com necessidades educacionais especiais. A unidade escolar conta com 64 alunos com diferentes tipos de transtornos, distúrbios e deficiências, mas dispõe de apenas sete Auxiliares de Educação Inclusiva e um Agente de Educação. Todos com jornada de 8 horas diárias.
As informações constam em resposta da Secretaria Municipal de Educação ao Requerimento de autoria do vereador Wellington Guimarães, o Paulista (PSDB). Segundo o documento, há uma defasagem de pelo menos quatro profissionais para que a escola possa atender de forma plena à sua demanda atual.
De acordo com a secretária-adjunta de Educação Devorie Fraga de Melo Guerra, a solicitação para contratação de mais profissionais já foi encaminhada ao setor responsável e aguarda a finalização dos processos administrativos para reforço do quadro.
Estagiários
Enquanto isso, medidas emergenciais estão sendo adotadas. Uma das ações em andamento é a contratação de estagiários do curso de Pedagogia para auxiliar nas atividades escolares dos estudantes com deficiência.
Ainda segundo a Secretaria, nem todos os 64 alunos necessitam de acompanhamento individualizado. Mas o reforço no quadro é considerado essencial para garantir um ambiente escolar mais inclusivo e com suporte adequado.