O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aderiu à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Com a adesão, agora o número de órgãos federais participantes do certame subiu de 35 para 36. A confirmação foi do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), nesta terça-feira (19).
A pasta esclarece que as 36 entidades da administração pública federal não são as mesmas participantes da primeira edição do certame, em 2024.
Vagas
A adesão do INSS resultou em um aumento de 300 vagas, elevando o total de 3.352 para 3.652 vagas agrupadas em nove blocos temáticos. Todas essas 300 vagas adicionais são para o cargo de analista do seguro social na autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência Social.
Confira aqui as vagas de ensino médio e superior do concurso unificado.
No cálculo das 3,6 mil vagas estão incluídas as para as novas carreiras transversais do governo federal de analista técnico de justiça e defesa, com 250 vagas, e analista técnico de desenvolvimento socioeconômico, outras 250 vagas.
A maior parte das vagas será para ocupação imediata e haverá vagas para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados, prevê o Ministério da Gestão.
Cronograma previsto do CPNU 2
edital e inscrições: julho de 2025;
prova objetiva: 5 de outubro de 2025;
prova discursiva (2ª fase): 7 de dezembro de 2025;
resultado final: fevereiro de 2026.