
Cinco botoeiras sonoras instaladas na rua Assis Figueiredo, no cruzamento com a rua Espírito Santo, em Poços de Caldas, foram alvos de vandalismo neste fim de semana. O local é uma das áreas mais movimentadas do centro da cidade.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, o prejuízo estimado com os danos é de aproximadamente R$15 mil. Até o momento, os autores do ato não foram identificados. As botoeiras danificadas fazem parte do projeto de acessibilidade urbana que vem sendo implantado no município desde abril deste ano. O objetivo é garantir mais segurança e autonomia à população com deficiência visual na travessia de vias públicas.
Ao todo, 60 botoeiras foram instaladas, distribuídas em 21 pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos emitem sinais audíveis que orientam o momento mais seguro para atravessar a rua, além de vibrarem ao toque, possibilitando o uso por pessoas com deficiência auditiva que também tenham limitação visual.
Mesmo após o ataque, 55 botoeiras seguem em pleno funcionamento. A equipe responsável está avaliando os danos para tentar recuperar os equipamentos vandalizados o mais rápido possível.