O Governo de Minas Gerais vai realizar em breve a Olimpíada de Redação da Rede Estadual. O objetivo é estimular a escrita e leitura entre os estudantes, assim como abordar o tema “Os efeitos do uso excessivo do celular pelas crianças, adolescentes e jovens”.
O Poços Já conversou sobre o assunto com a superintendente regional de Educação, Noêmia de Lourdes Furtado. Ela afirma que esta é uma iniciativa que coroa o Projeto de Leitura e Escrita da Secretaria de Estado de Educação, que está investindo R$ 212 milhões nas bibliotecas e no estímulo à leitura.

“É muito recurso que está sendo investido em nossas escolas. Essa olimpíada vai ser um momento histórico, porque vai movimentar os professores, os estudantes, os gestores escolares. A comunidade escolar tem que participar deste momento de alegria, aprendizagem, e de fortalecer o Projeto de Leitura e Escrita nas escolas”, destacou a superintendente.
De acordo com o Governo de Minas, o Projeto de Leitura e Escrita consiste em transformar bibliotecas e espaços de leitura da rede estadual em ambientes modernos, acolhedores e propícios ao aprendizado. Além disso, há a compra de livros de interesse dos estudantes e a implantação da plataforma Elefante Letrado, que visa aprimorar a compreensão de leitura dos alunos do 6º ano.
Olimpíada de Redação da Rede Estadual
Para a superintendente regional de ensino, o tema do uso excessivo de celulares vai chamar atenção e estimular a pesquisa, assim como proporcionar abordagens nas salas de aula e na comunidade escolar.
A ação é voltada para estudantes do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio das escolas estaduais, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também está garantida a participação dos estudantes da educação especial, do sistema prisional e do socioeducativo, que seguirão orientações específicas.
A redação será realizada em sala de aula, no dia 11 de junho, e o processo de seleção seguirá até setembro. Haverá três fases: escolar, regional e estadual. As produções dos estudantes serão organizadas em três categorias, conforme a etapa de ensino: narrativa curta, narrativa longa e texto dissertativo-argumentativo.
A avaliação dos textos será de acordo com cada categoria textual, sempre considerando a adequação à proposta de produção, clareza, coesão e coerência das ideias. Também é importante o domínio da norma padrão da língua portuguesa, assim como criatividade, originalidade e aspectos linguísticos e formais da escrita.
Uma coletânea digital vai reunir os textos vencedores. Também haverá menção honrosa para estudantes e suas respectivas escolas e Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
*Com informações da Agência Minas