
Mais de 400 pessoas já foram presas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) com o auxílio da tecnologia de reconhecimento facial, ferramenta adotada pelo Governo de Minas e que usa câmeras inteligentes para reforçar a segurança no estado.
A tecnologia que faz a identificação é utilizada pela Polícia Militar desde o início do ano em Minas. Uma estratégia da corporação para retirar de circulação pessoas com mandados de prisão em aberto. A maioria das pessoas presas responde por crimes como tráfico de drogas, roubo, homicídios e furto.
As câmeras inteligentes com reconhecimento facial estão instaladas em Bases de Segurança e no sistema de videomonitoramento. As imagens captadas são enviadas, em tempo real, a uma central de videomonitoramento, sendo processadas e comparadas com o banco de dados da PMMG.
Caso haja identificação de indivíduos com mandados de prisão em aberto, os militares que estão no patrulhamento preventivo são acionados, imediatamente, para realizar a abordagem e providências cabíveis. Destacam-se nessas ações duas características principais. A possibilidade de migração da tecnologia para diferentes regiões da cidade, sem custo para a instituição. E a rapidez na identificação e na abordagem dos criminosos.