- Publicidade -
17.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Poços recebe Maria Alcina em noite especial do Cine Fricção

- Publicidade -
Poços recebe Maria Alcina em noite especial do Cine Fricção
Maria Alcina (Divulgação)

O Cine Fricção encerra o ciclo de exibições neste sábado (17), às 18h30, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas. A entrada é gratuita. Com o tema “Afetividades do Feminino”, a mostra vem apresentando uma seleção especial de longas-metragens celebrando a diversidade e o olhar sensível do feminino no cinema. Destacando também algumas obras produzidas em Minas Gerais.

Maria Alcina

E para fechar em grande estilo, será exibido Sem Vergonha, documentário sobre a icônica artista mineira Maria Alcina, que estará presente na sessão ao lado do diretor Rafael Saar. Marcando o encerramento da mostra com arte, irreverência e representatividade. Classificação indicativa: 16 anos.

- Publicidade -

Com curadoria voltada à valorização do cinema brasileiro, o Cine Fricção destacou histórias e vozes frequentemente marginalizadas, com ênfase nas vivências da comunidade LGBTQIAPN+ e de outros grupos historicamente silenciados.
>Assim, no encerramento, o público será presenteado com Sem Vergonha, um retrato vibrante de Maria Alcina, artista que marcou gerações ao romper padrões com ousadia e autenticidade. O filme propõe um olhar poético e transgressor sobre afetos, resistência e a potência do feminino na cultura brasileira.

Videoclipes

Além do longa, serão exibidos os videoclipes “O Grito dos Cataguases” e “Me joga na parede, me chama de lagartixa”, que integram o projeto Compacto Duplo, dos artistas poços-caldenses Jucilene Buosi e Wolf Borges. As produções contam com a participação especial de Maria Alcina, reforçando sua conexão com a cena artística local e ampliando o diálogo entre música, performance e diversidade.

- Publicidade -

Em Cartaz – Sem Vergonha

Sem Vergonha é um documentário musical estrelado por Maria Alcina, símbolo da transgressão e da liberdade artística. O filme recria, em tom poético e fabular, a trajetória da cantora. Desde os tempos em que enfrentou censura e rótulos simplistas até sua reinvenção como uma das principais herdeiras dos Teatros de Revista e chanchadas brasileiras, sendo símbolo de liberdade.

Alternando ficção, entrevistas, materiais de arquivo e performances ao vivo, o longa destaca a força criativa e a espontaneidade da artista.
>Dirigido por Rafael Saar, o filme conta com participações especiais de Antonio Adolfo, Edy Star, Ney Matogrosso, Rovilson Pascoal e os Dzi Croquettes Bayard Tonelli e Ciro Barcelos. No elenco, além da própria Alcina, estão Ewä, Ayo Faria, João Vitor Linhares, Leticia Guimarães, Marcelle Morgan, Marco Chavarri, Renata Bronze e Sidnei Oliveira.
Filmado em 2023, Sem Vergonha foi exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Assista ao clipe de Sem Vergonha, um dos grandes sucessos na voz de Maria Alcina: https://www.youtube.com/watch?v=iz3GLD4Ix0I

- Publicidade -

Bate-papo especial

Na sessão, o público poderá participar de uma conversa com Maria Alcina, o diretor Rafael Saar e Paulo Tothy, curador do Cine Fricção. Mediação de Dani Silva. O encontro será um espaço para troca de reflexões e impressões sobre o documentário e o legado da artista. Destacando o processo de criação do filme, a carreira da artista e temas como liberdade de expressão, arte e identidade. A ação contará com interpretação em Libras.

Cine Fricção

A proposta Circula Cine Fricção é viabilizada pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais. Através do edital de fomento da Lei Paulo Gustavo, categoria Apoio à Exibição: Salas de Cinema, Cinemas de Rua e Itinerantes. Promovendo neste ciclo três sessões no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas e o encerramento com a sessão especial no Espaço Cultural da Urca. Consolidando-se como um espaço dedicado à exibição e reflexão sobre o cinema brasileiro independente. Com foco especial em narrativas LGBTQIAPN+ e de outros grupos historicamente silenciados, o projeto retornará no segundo semestre com novas exibições gratuitas. Desta vez com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

O Cine Fricção conta com curadoria e comunicação de Paulo Tothy, produção executiva de Chiara Carvalho (Carvalho Agência Cultural). Produção local de Alyson Dias, assistência de produção de Mateus Baratelli e Dani Silva, que também atua como mediadora cultural. A proposta possui apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Coletivo LGBTQIAPN+ de Poços de Caldas, Mecenaria Brasil. Além de Gilbertinho Pizzaria, Ollivia Gastronomia e Hotel San Thiago.
Para saber mais, siga nas redes sociais: @cine.friccao e @carvalhoagenciacultural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serviço

Circula Cine Fricção – Edição Afetividades do Feminino
Filme em Cartaz: Sem Vergonha com participação de Maria Alcina e Rafael Saar
Dia 17 de maio, 18h30
Teatro Benigno Gaiga — Espaço Cultural da Urca
Classificação: 16 anos
Entrada gratuita sujeita a lotação do espaço.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!