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Mais de 270 pacientes estão na fila de espera para atendimento ortopédico em Poços

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Mais de 270 pacientes estão na fila de espera para atendimento ortopédico em Poços
Imagem ilustrativa

A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas informou à Câmara Municipal dados atualizados sobre a atuação de médicos ortopedistas na rede pública. As informações respondem ao Requerimento de autoria do vereador Diney Lenon (PT). E detalham a estrutura atual da especialidade no município.

Atualmente, 13 ortopedistas atendem pela rede pública de saúde. Os profissionais estão distribuídos entre as policlínicas Central e Sul, além do Hospital da Zona Leste e do Cismarpa. Entre os locais com maior concentração de especialistas está a Policlínica Central, que conta com nove dos profissionais vinculados.

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A Policlínica Sul oferece atendimento com dois médicos e o Hospital da Zona Leste conta com um ortopedista. A Policlínica Central também integra a escala regular da especialidade, enquanto a Policlínica Sul mantém atendimento com profissionais próprios.

Fila de espera

Apesar da cobertura, a cidade apresenta fila de espera. De acordo com os dados da Secretaria, até o dia 15 de abril deste ano, 275 pacientes aguardavam por consultas, retornos ou acompanhamentos com ortopedistas. O tempo médio de espera para atendimentos eletivos varia de 30 a 60 dias.

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Contratações

Em relação à contratação de especialistas, a pasta afirma que não há atualmente dificuldades para manter ou ampliar o quadro de profissionais da área. A gestão considera que os serviços estão sendo prestados de forma contínua e dentro dos protocolos estabelecidos.

No entanto, a Secretaria informou que, no momento, não há previsão para ampliação do número de ortopedistas ou de unidades com atendimento especializado. A justificativa é que outras especialidades demandam expansão mais urgente, o que direciona os esforços da pasta.

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A administração também destacou que qualquer ampliação futura seguirá sete diretrizes estratégicas, incluindo planejamento, avaliação de recursos, qualidade no atendimento, participação da comunidade e foco no cidadão.



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