
A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas informou à Câmara Municipal dados atualizados sobre a atuação de médicos ortopedistas na rede pública. As informações respondem ao Requerimento de autoria do vereador Diney Lenon (PT). E detalham a estrutura atual da especialidade no município.
Atualmente, 13 ortopedistas atendem pela rede pública de saúde. Os profissionais estão distribuídos entre as policlínicas Central e Sul, além do Hospital da Zona Leste e do Cismarpa. Entre os locais com maior concentração de especialistas está a Policlínica Central, que conta com nove dos profissionais vinculados.
A Policlínica Sul oferece atendimento com dois médicos e o Hospital da Zona Leste conta com um ortopedista. A Policlínica Central também integra a escala regular da especialidade, enquanto a Policlínica Sul mantém atendimento com profissionais próprios.
Fila de espera
Apesar da cobertura, a cidade apresenta fila de espera. De acordo com os dados da Secretaria, até o dia 15 de abril deste ano, 275 pacientes aguardavam por consultas, retornos ou acompanhamentos com ortopedistas. O tempo médio de espera para atendimentos eletivos varia de 30 a 60 dias.
Contratações
Em relação à contratação de especialistas, a pasta afirma que não há atualmente dificuldades para manter ou ampliar o quadro de profissionais da área. A gestão considera que os serviços estão sendo prestados de forma contínua e dentro dos protocolos estabelecidos.
No entanto, a Secretaria informou que, no momento, não há previsão para ampliação do número de ortopedistas ou de unidades com atendimento especializado. A justificativa é que outras especialidades demandam expansão mais urgente, o que direciona os esforços da pasta.
A administração também destacou que qualquer ampliação futura seguirá sete diretrizes estratégicas, incluindo planejamento, avaliação de recursos, qualidade no atendimento, participação da comunidade e foco no cidadão.