
Todos os anos, a Alcoa Poços de Caldas realiza o recadastramento de parte dos moradores do bairro Jardim Kennedy II. Uma iniciativa contínua que garante maior eficiência na comunicação durante os simulados preventivos de evacuação. A ação, que se iniciou nesta quarta-feira, 14 de maio, está alinhada às exigências legais e integra o Plano de Atendimento à Emergência (PAE). Isso visando fortalecer a interação com a comunidade em situações simuladas.
O recadastramento acontecerá com profissionais da empresa Messen Cartografia, de Assis (SP), devidamente identificados, nas ruas próximas à fábrica. Serão recadastrados moradores das ruas Magnésio, Mercúrio, Titânio, Mucovita, Diamante, Urânio, Ágata, Biotita A, Caolim, Estanho, Platina e Ametista, que estão na Zona de Autossalvamento (ZAS). Conforme determinado pelo estudo de ruptura hipotética das Áreas de Resíduos de Bauxita (ARBs) da Alcoa. Em algumas ruas, apenas trechos fazem parte do recadastramento. No total, cerca de 500 imóveis pertencentes às ZAS serão recadastrados. Todas as informações coletadas terão tratamento sigiloso e serão utilizadas exclusivamente pela empresa.
Como parte da divulgação, a Alcoa compartilha o comunicado por meio da Rádio Comunitária (87,9 FM), reforçando o propósito do recadastramento e informações relevantes para os moradores.
“É fundamental ressaltar que esse processo faz parte do PAE e atende à legislação vigente. Todas as nossas estruturas são seguras e passam por monitoramento constante”, explica Rodrigo Giannotti, diretor de Operações da Alcoa Poços de Caldas. “Além disso, realizamos auditorias externas, elaboramos laudos técnicos e contamos com a fiscalização da Agência Ambiental do Estado de Minas Gerais para garantir total conformidade com os requisitos legais.”
Para eventuais dúvidas, a comunidade pode entrar em contato com a Alcoa pelo telefone (35) 99165-0815.