
Lavar as mãos: uma medida de higiene tão simples, mas que ainda não é feita de forma e frequência adequadas por muitas pessoas. Essa prática pode salvar vidas, já que é a medida mais simples e eficaz de reduzir o risco de infecções que trazem sérios problemas à saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 80% das infecções comuns no mundo são transmitidas através das mãos. Como doenças respiratórias, infecções gastrointestinais e até conjuntivite.
Além disso, segundo especialistas, há evidências de que melhores práticas de higiene das mãos levam à redução da colonização e transmissão de microrganismos multirresistentes. Uma das principais ameaças à saúde pública.
A importância de lavar as mãos
Primeiramente, vale destacar que a mão é a principal forma de transmissão de microrganismos. Ao longo do dia, portanto, tocamos em várias superfícies, dispositivos, alimentos e até em outras pessoas. E nessas horas nem pensamos em quantos germes podemos estar carregando em nossas mãos, não é mesmo?
Muitas infecções são contagiosas antes mesmo dos seus sintomas aparecerem. Por isso, lavar as mãos de forma correta é uma medida preventiva importante.
Esta prática protege tanto quem a pratica quanto as pessoas ao seu redor. Principalmente aquelas mais vulneráveis, como crianças, idosos e pacientes com imunossupressão ou doenças crônicas.
Como higienizar as mãos da forma correta?
Antes de tudo, quando devemos lavar as mãos? As recomendações de saúde são sempre lavá-las nesses momentos:
– antes e depois de preparar alimentos ou comer;
– antes e depois de usar o banheiro;
– antes e depois de entrar em contato com pessoas vulneráveis e doentes;
– antes e depois de usar luvas;
– antes de administrar medicamentos, fazer curativos, limpar ou trocar fraldas de uma pessoa;
– depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
– depois de tocar em dinheiro, dispositivos compartilhados, animais ou superfícies em locais públicos;
– quando você chega em casa após alguma tarefa na rua (trabalho, supermercado, transporte público, etc.);
Como lavar as mãos?
Entretando, não basta só esfregar as mãos embaixo da torneira por alguns segundos. Existe uma técnica específica recomendada pela OMS:
Molhar as mãos com água corrente e aplicar bastante sabão, de preferência líquido, mas pode ser o sólido. Esfregar bem as palmas e o dorso das mãos, a área entre os dedos e embaixo das unhas (a maioria dos germes se acumula nessas áreas). E ainda enxaguar com bastante água, removendo muito bem os resíduos do sabão.
