
A cidade de Extrema, no sul de Minas Gerais, realizará um feito inédito e histórico: a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Uma iniciativa pioneira no extremo sul do estado. O evento é promovido pela Coordenadoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Associação Coletivo LGBTQIAP+ de Extrema. E tem como objetivo central fortalecer a construção de políticas públicas voltadas à cidadania e aos direitos da população LGBTQIA+.
A conferência acontecerá em duas etapas. A primeira foi as pré-conferências, já ocorridas dias 22 e 24 de abril, na Faculdade de Extrema (Faex). E, agora, a Conferência Municipal, com agenda para 17 de maio. A data é simbólica, pois marca o Dia Nacional de Combate à Homofobia, instituído em 2010, em alusão à retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990.
Será também a primeira conferência municipal da cidade a ser realizada na Câmara de Vereadores. Fato que reforça o compromisso das instituições locais com os direitos humanos e com a democracia participativa.
Objetivos
A conferência possui dois objetivos principais:
Elaboração de propostas para políticas públicas municipais e estaduais voltadas ao enfrentamento da LGBTfobia;
Contribuição com a formulação da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, com encaminhamentos à etapa estadual e, futuramente, à conferência nacional.
Conferência
A conferência principal ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Extrema e reunirá autoridades públicas, lideranças sociais, especialistas e representantes da sociedade civil. Neste dia, serão apresentadas as propostas discutidas nas pré-conferências, com votação das diretrizes e eleição das delegadas e delegados que representarão o município na 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese).
Credenciamento
A participação é gratuita, mas o credenciamento online é obrigatório. As pessoas devem se inscrever previamente no link para credenciamento: https://forms.gle/PypVPWgYWG14T1wq8
Mais informações (35) 99194-4378 ou email: coletivolgbtqiapextrema@gmail.com
Palestrantes
Marcelo Abuchalla, 62 anos, é autista, paulistano, jornalista e artista plástico. Sua carreira de 40 anos abrange desde o fotojornalismo nos anos 1980 até o universo da moda em Londres e Paris. É proprietário do Studio 1.3 de Poços de Caldas, galeria de arte com base no Studio 1.1 (Londres). Produtor cultural e um dos responsáveis pelo Coletivo Fruta Madura LGBTQIAPN+50+. Representa a Aliança Nacional LGBTQIAPN no sul de Minas.
Alex Francisco é jornalista pela Universidade de Guarulhos, mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Professor universitário e coordenador da Escola de Comunicação Social da Universidade Guarulhos. Atuou como repórter e assessor de imprensa na área cultural. É especialista em cinema, roteirista, dramaturgo e autor de quatro livros com temática LGBTQIAPN+, sendo um deles premiado pela Fundação Cultural do Pará. Integra a Academia Guarulhense de Letras.