
Nesta terça-feira, 13 de maio, feriado municipal da Festa de São Benedito em Poços de Caldas, a programação religiosa e cultural dos festejos será encerrada com Missa e Procissão Solene. Às 10h, na capela de São Benedito, acontece a missa festiva com o bispo diocesano Dom José Lanza Neto. E presença dos Ternos de Congos e Caiapós. Já às 16h, tem início a procissão solene, com saída da capela de São Benedito, percorrendo as ruas da região central da cidade. Retornando e encerrando a programação cultural e religiosa dos festejos centenários.
13 de maio
O 13 de maio é o dia solene da Festa de São Benedito, quando sacerdotes, congadeiros e devotos se unem nas celebrações, tanto na procissão quanto na missa. “A tradição começou com nossos antepassados que foram lutando para cada vez mais conseguir espaço para mostrar sua devoção. E isso foi influenciando a nova geração a não deixar perder essa festividade. Essa festa é grandiosa porque envolve várias comunidades e várias gerações”, destaca a presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Eduarda Carimbá.
Ternos de congos
Fazem parte da Associação seis Ternos de Congos: São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santa Bárbara e São Gerônimo, Santa Efigênia e Nossa Senhora da Saúde; e dois Grupos de Caiapós: São José e Vila Cruz.
“A festa de São Benedito é a maior festa religiosa e cultural de Poços de Caldas. Segundo os registros históricos, são pelo menos 120 anos de festa, com grande mobilização de pessoas para saudar São Benedito, além de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, tendo os Ternos de Congos e Caiapós como guardiões da tradição”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves.