
Neste domingo, 11 de maio, às 15h, a Fonte dos Amores recebe a tradicional Retirada dos Caiapós do Mato. O evento está dentro da programação cultural da Festa de São Benedito. A cerimônia é realizada no antepenúltimo dia da festa. E resgata o encontro entre negros e indígenas. Teatralmente, a retirada representa o encontro de um grupo de caiapós com os Ternos de Congos.
História
De acordo com o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, “os Congos com seus tambores e demais instrumentos vão buscar os Caiapós que estão previamente escondidos na mata e levam-nos até a imagem de São Benedito”.
A história representada relembra o momento em que os negros, em retribuição à acolhida dos indígenas durante suas fugas, vão até a mata para convidá-los para a Festa de São Benedito. A celebração é um dos momentos mais emocionantes e significativos da programação cultural da Festa de São Benedito. Após a retirada, os Caiapós e os Ternos de Congos percorrem as ruas centrais da cidade até a capela de São Benedito.
“A Retirada dos Caiapós do Mato significa compartilhamento. Um agradecimento dos negros aos índios que sempre deram acolhida aos escravos, foragidos das senzalas, machucados e com fome. O índio sempre foi um protetor dos negros fugidos, dava acolhida, curava e alimentava. Existe uma troca muito linda da coroa e do cocar, que é o símbolo maior do poder dos Caiapós. Essa troca significa igualdade”, explica Ailton Santana, o mestre Bucha, em depoimento ao documentário “13 de Maio – A Festa de São Benedito, fragmentos de uma história”.
Dia do caiapó
A data da celebração do evento, 11 de maio, foi escolhida como “Dia Municipal do Caiapó”. Celebrada pela primeira vez em 2022, a data foi instituída por meio da Lei 9.490, de 6 de outubro de 2021, substituída pela Lei no 9.620, de 24 de agosto de 2022. Ela dispõe sobre o calendário comemorativo e de eventos do município de Poços de Caldas, como forma de valorização da cultura popular e da memória de um de seus maiores expoentes, Seu Pedro Caiapó.