A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) publicou nesta quinta-feira (8) o edital de concessão da Thermas Antônio Carlos, em Poços de Caldas.

De acordo com a Codemge, o principal objetivo da concessão é atrair um parceiro da iniciativa privada com experiência em gestão turística para promover e integrar a Thermas a outros atrativos da cidade. A expectativa é elevar a qualidade dos serviços oferecidos, além de modernizar e restaurar as instalações do complexo termal e da Fonte Pedro Botelho. Estão previstos mais de R$ 7 milhões em investimentos, sendo R$ 6,2 milhões provenientes da Codemge.
A abertura das propostas comerciais está agendada para dia 14 de julho de 2025, às 14h, na Sala Minas Gerais, localizada no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, em Belo Horizonte. Já a entrega dos documentos de representação e propostas ocorrerá em 9 de julho, das 9h às 12h, no mesmo local.
Além disso, o edital segue as contribuições da consulta pública realizada entre 10 de dezembro de 2024 e 7 de fevereiro de 2025. Entre as exigências do processo, destaca-se a obrigatoriedade de aprovação dos projetos de arquitetura e engenharia junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e ao Conselho Municipal de Patrimônio de Poços de Caldas (Condephact).
Por fim, o edital completo e mais informações sobre o processo de concessão estão disponíveis neste link.
Thermas Antônio Carlos
Inaugurada em 1931, a Thermas Antônio Carlos representa um marco na história do turismo e da saúde em Poços de Caldas. O espaço foi pioneiro no Brasil ao oferecer tratamentos com águas termais, reconhecidas desde o final do século XVIII por suas propriedades terapêuticas. As fontes sulfurosas, que jorram naturalmente a cerca de 45ºC, são indicadas para tratamentos de pele, articulações e problemas circulatórios.
Desde 2018, a Codemge assumiu a gestão do balneário, transformando o local em um spa termal completo. Atualmente, o espaço oferece mais de 50 serviços voltados ao bem-estar, saúde e beleza. Entre os atrativos estão banhos termais, massagens, acupuntura, tratamentos estéticos, hidroginástica, pilates, além de serviços como manicure, pedicure e terapias alternativas.
Com localização privilegiada no centro de Poços de Caldas, a Thermas segue como um dos principais cartões postais da cidade, unindo tradição, inovação e qualidade no atendimento aos visitantes e moradores.