
Botelhos participará da 23ª Semana Nacional dos Museus, que acontece a partir de 12 de maio. Neste ano, o tema é ‘O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação’, com foco em três subáreas temáticas.
Temáticas
Patrimônio Imaterial: a promoção do patrimônio intangível como fonte dinâmica de inspiração e como testemunho de uma herança cultural coletiva, no passado, no presente e no futuro.
Juventude: o poder transformador dos jovens no coração da atividade dos museus, transformando-os em centros vibrantes de inovação, de cooperação, de desenvolvimento e crescimento econômico, social e cultural.
Novas tecnologias: a sua importância na transformação dos museus em hubs sustentáveis e inovadores, enquanto espaços promotores de uma participação cidadã ativa e de aprendizagem para todos os públicos. A cada ano, o Conselho Internacional de Museus – Icom lança mundialmente um tema diferente para a celebração do Dia Internacional dos Museus. Que é, também, o mote norteador das atividades da Semana Nacional de Museus.
A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram. É aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros, que objetiva a valorização dos museus brasileiros e intensificação da relação destes com a sociedade.
A atividade inscrita pelo Museu de Botelhos e do Café é uma visita mediada. Durante a Semana, a população pode visitar a história da cidade. Além de participar do desafio de desvendar charadas sobre cada sala de exposição do Museu Histórico-Geográfico de Botelhos e do Café.
A iniciativa acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
Serviço
23ª Semana Nacional dos Museus
De 12 a 16 de maio
Museu Histórico e Geográfico de Botelhos e do Café, praça Gabriel Botelho, centro, Botelhos (MG)