
Ao longo do mês de maio, quem olhar para o céu nos horários certos poderá observar cinco planetas do Sistema Solar em diferentes períodos do dia. O fenômeno promete atrair entusiastas da astronomia e curiosos que desejam acompanhar o desfile planetário, especialmente nas primeiras horas da manhã e no início da noite.
Planetas vísiveis no Hemisfério Sul
Mercúrio – até dia 24 (5h – 6h). Estará visível apenas por uma hora logo antes do nascer-do-sol, a leste. Passa por Peixes e Áries, mas desaparece no brilho do amanhecer por volta da metade do mês. Alcança a conjunção superior com o Sol em 30 de maio. Seu brilho aumenta de magnitude 0 para -2,4, enquanto sua visibilidade diminui.
Vênus – até dia 31 (4h – 6h). O planeta estará visível antes do nascer-do-Sol, perto do horizonte leste. Será o astro mais brilhante à vista. Se torna mais proeminente ao longo do mês à medida que se afasta do Sol, aproximando-se da elongação máxima em 1º de junho. Permanece em Peixes, enfraquecendo de magnitude -4,7 para -4,4 no fim do mês.
Marte – até 31 (18h – 22h). O planeta vermelho estará visível no início da noite, perto do horizonte oeste. Movendo-se de Câncer para Leão. Embora seu brilho diminua levemente (de magnitude 1,1 para 1,3), ainda se destaca como uma “estrela” avermelhada visível após o pôr do Sol.
Júpiter – até 31 (18h – 19h). O maior planeta do Sistema Solar estará visível por apenas uma hora após o pôr-do-sol. Bem posicionado para observações. Permanece em Touro durante todo o mês, com brilho variando levemente de magnitude -2,0 para -1,9.
Saturno – até 31 (4h – 6h). O planeta dos anéis estará visível logo antes do amanhecer, no horizonte leste, sendo o segundo mais brilhante. A visibilidade de Saturno melhora ao longo de maio à medida que ele se afasta do Sol. Permanece em Peixes, com brilho constante em torno de magnitude 1,1, escurecendo levemente de 1,2 para 1,1.
Urano – Atinge a conjunção com o Sol em 17 de maio. No fim do mês, começa a reaparecer no céu da manhã. Permanece em Touro, com magnitude constante de 5,8, sendo necessário usar binóculos para observá-lo.
Netuno – Fica muito próximo do Sol no início de maio e passa a aparecer no céu da manhã, a leste, na metade do mês, logo acima do horizonte no crepúsculo. Permanece em Peixes, com magnitude 7,9, e requer binóculos ou telescópio para ser observado.
(Fonte: https://starwalk.space/)