- Publicidade -
23.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Frio e tempo seco: Saúde alerta para prevenção de doenças respiratórias

- Publicidade -
Frio e tempo seco: Saúde alerta para prevenção de doenças respiratórias
Divulgação

Com a chegada das estações mais frias e secas, os cuidados preventivos devem ser intensificados entre crianças, adultos e idosos. Por isso, a Secretaria de Saúde de Poços de Caldas chama a atenção da população. Na cidade, desde abril, houve um aumento expressivo nos atendimentos, principalmente de crianças. Muitos registros nas unidades de saúde, como a UPA e o Hospital Municipal Margarita Morales, com quadros de doenças respiratórias agudas.

Sintomas

As doenças respiratórias são condições que afetam o sistema respiratório, incluindo pulmões, vias aéreas e estruturas relacionadas. Entre as mais comuns estão asma, rinite, pneumonia, gripe, bronquite, bronquiolite e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui a bronquite crônica e o enfisema.

- Publicidade -

Os sintomas mais frequentes são coriza, dor de garganta, espirros, coceira no nariz e olhos, dificuldade para respirar e tosse. Outros sinais podem incluir fadiga, dor muscular, falta de ar e perda de olfato e paladar, especialmente em casos de covid-19.

Atenção! Se os sintomas persistirem por mais de cinco dias, houver piora progressiva do quadro ou sinais de gravidade (como lábios arroxeados e confusão mental), é fundamental procurar atendimento médico urgente.

- Publicidade -

Prevenção e cuidados

O médico infectologista Dr. Mário Augusto Krugner Lopes, que também integra a Comissão de Controle de Infecção (CCIH) da Santa Casa de Poços de Caldas, destaca a importância de hábitos preventivos neste período de alerta.

“Optar por ambientes ventilados, uso de máscara em pessoas com sintomas ou suscetíveis, e a higienização das mãos com álcool são medidas de grande importância. Elas ajudam a reduzir a disseminação viral e bacteriana, que aumenta nesta época do ano”, afirma o especialista.

- Publicidade -

A Secretaria de Saúde reforça ainda a importância das imunizações contra a influenza e a covid-19, que ajudam a reduzir complicações decorrentes das infecções respiratórias.

Vacinação

Em Poços de Caldas, todas as pessoas com seis meses de idade ou mais já podem se vacinar contra a influenza, conforme as novas diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde. A vacinação contra a covid-19 também está disponível a partir dos seis meses de idade.

Síndrome respiratória

Outro alerta importante no momento é sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O Brasil enfrenta um aumento significativo nos casos, o que levou alguns estados e municípios a decretarem estado de emergência em saúde pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Minas Gerais declarou situação de emergência em saúde pública na última sexta-feira (2), devido ao aumento dos casos de SRAG. Somente no sul de Minas, 41 pessoas morreram este ano em decorrência da síndrome.

A SRAG, conhecida pela sigla, é uma condição em que uma infecção respiratória causa grande dificuldade para respirar e lesões nos alvéolos (estruturas dos pulmões responsáveis pelas trocas gasosas). Em geral, com acompanhamento de pneumonia.

Os principais sintomas incluem dificuldade para respirar, sensação de peso no peito, lábios arroxeados, febre e perda de apetite. A SRAG não é uma doença específica, mas sim uma complicação de diferentes infecções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!