
O Dia das Mães é uma das datas mais relevantes e aguardadas pelo comércio eletrônico. Em 2025, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas no setor devem alcançar R$ 9,713 bilhões no período que antecede a data comemorativa, 14 dias antes do segundo domingo de maio. Representando um crescimento de 14,5% em relação aos R$ 8,48 bilhões do mesmo intervalo de 2024.
A expectativa é de que haja cerca de 16,7 milhões de pedidos no e-commerce, com um ticket médio de R$ 579. Em 2024, foram 15,97 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 531,13. O que evidencia não apenas um aumento no volume de compras, mas também um consumidor disposto a gastar mais.
Canal de compras
Considerando o índice de inflação, a previsão real do crescimento para o período é de 4,9%. Entre as categorias mais buscadas para a ocasião estão itens de moda, perfumaria, eletroportáteis, eletrônicos, flores e joias.
“Datas como o Dia das Mães mostram o quanto o e-commerce se consolidou como canal de compra para presentes. A praticidade, os prazos de entrega mais curtos e a possibilidade de comparar preços continuam sendo fatores decisivos para o consumidor. A expectativa é positiva e mostra que o setor deve manter a trajetória de crescimento, mesmo em um cenário econômico desafiador”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.