- Publicidade -
20.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Maio reserva fenômenos astronômicos marcantes no céu do Sudeste e de todo o Brasil

- Publicidade -
Maio reserva fenômenos astronômicos marcantes no céu do Sudeste e de todo o Brasil
Imagem ilustrativa

O mês de maio começa com menos eventos celestes do que abril, mas ainda assim traz observações astronômicas notáveis. Especialmente para quem está no Sudeste brasileiro e em regiões com pouca poluição luminosa. Entre os destaques estão os rastros do cometa Halley, o rastro deixado pelo recém-descoberto cometa C/2025 F2 (Swan), o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas, a melhor visibilidade do planeta Vênus e a aproximação do asteroide Vesta.

Fragmentos de cometa visíveis no início de maio

Um dos eventos mais curiosos do mês é a observação dos restos do cometa C/2025 F2 (SWAN). Descoberto em março a partir de imagens do instrumento SWAN, o cometa estava previsto para se aproximar do Sol dia 1º de maio. No entanto, ele se desintegrou antes de completar sua trajetória. Ainda assim, uma nuvem de poeira residual deve permanecer visível nas primeiras semanas do mês, especialmente em céus limpos e longe da iluminação artificial, como em áreas do interior do Sudeste.

- Publicidade -

Essa nuvem poderá ser observada logo após o por do sol, próxima à linha do horizonte oeste. Inicialmente mais visível no Hemisfério Norte, ela deve também alcançar observadores do Hemisfério Sul até a segunda semana de maio.

Eta Aquáridas: rastros do Halley iluminam o céu

Entre os dias 5 e 6 de maio, o céu poderá ser palco de um dos eventos mais aguardados do mês: o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas. Ela ocorre todos os anos quando a Terra cruza a trilha de detritos deixada pelo cometa Halley. Os meteoros dessa chuva são rápidos e brilhantes, com uma taxa de 10 a 30 meteoros por hora em condições ideais — céu limpo, ausência de luz lunar e baixa poluição luminosa.

- Publicidade -

O Sudeste do Brasil, especialmente em cidades menores ou áreas rurais de estados como Minas Gerais e São Paulo, poderá ter boas condições para a observação do fenômeno nas madrugadas dos dias 5 e 6. O radiante da chuva, a constelação de Aquário, estará visível no final da madrugada, aumentando as chances de visibilidade.

Vênus em destaque no céu noturno

Outro fenômeno fácil de observar em maio será o brilho intenso do planeta Vênus. Em sua maior elongação — o ponto de maior separação angular em relação ao Sol — Vênus estará visível no céu ocidental logo após o pôr do sol. Ele será o astro mais brilhante no céu noturno, superado apenas pela Lua, e poderá ter observação até mesmo em grandes centros urbanos, como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

- Publicidade -

Quem estiver em locais mais escuros poderá usar telescópios ou binóculos para observar detalhes da superfície do planeta, aproveitando o período em que ele se mantém longe da interferência da luz solar.

Vesta: o segundo maior asteroide em destaque

Além de cometas e meteoros, o asteroide Vesta também será protagonista no mês de maio. Ele estará no ponto mais próximo da Terra neste período. Tornando-se visível até com binóculos e, em locais com pouca poluição luminosa, possivelmente a olho nu. Vesta é o segundo maior asteroide do Cinturão Principal e tem características semelhantes às de planetas rochosos, como a Terra, com núcleo, manto e crosta.

A melhor visibilidade de Vesta será nas noites em que ele estiver mais próximo da constelação de Libra. Com uma superfície formada por rochas vulcânicas, Vesta teve classificação como um protoplaneta pela Nasa em 2012.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dica para observadores

Para aproveitar ao máximo os eventos de maio, procure áreas afastadas dos centros urbanos e verifique as condições meteorológicas antes de planejar suas observações. Com céu limpo e pouca interferência luminosa, a região Sudeste poderá ser privilegiada com alguns dos melhores espetáculos celestes do mês.

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!