
O aniversário de 35 anos do Instituto Alcoa foi comemorado em Poços de Caldas da forma que os voluntários da unidade mais gostam: fazendo o bem. Sábado, dia 26 de abril, eles participaram de uma ação comunitária (2º Action 2025) no Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (Cidep).
Atividades
Durante toda a manhã, cerca de 60 voluntários, entre funcionários, contratados, familiares realizaram atividades esportivas, como futebol inclusivo, atletismo com corrida e lançamento de dardo. Proporcionando momentos de diversão e integração para crianças e jovens atendidos pela instituição, além de preparem um lanche especial. A ação teve a presença de Rodrigo Giannotti, diretor de Operações da Alcoa Poços, e de Walmer Rocha, diretor de Saúde, segurança e meio ambiente da Alcoa Brasil, e membro do Conselho de Administração do Instituto Alcoa.
Paralímpico
Este é o segundo Action dos voluntários da Alcoa Poços no Cidep (o primeiro foi em 2023). A instituição se dedica ao desenvolvimento do esporte paralímpico e à inclusão de pessoas com deficiência. “Nesta ação contamos também com a importante participação do nosso Grupo de Inclusão para Pessoas com Deficiência (Able). Reforçando o nosso compromisso com as comunidades onde atuamos e com a promoção da inclusão e diversidade”, reforça Rodrigo Giannotti.
Apoio a projetos
Walmer Rocha falou da importância do Instituto Alcoa, que, desde 1990, apoia projetos e ações que beneficiaram as comunidades de Poços de Caldas, Andradas e Caldas, em Minas Gerais, e Divinolândia e São Sebastião da Grama, em São Paulo. “Celebramos o passado para construir um futuro ainda melhor. Valorizando nossa trajetória e fortalecendo a relação com as comunidades onde atuamos, por meio do trabalho conjunto”, destaca. “Além de Poços de Caldas, as nossas localidades em Juruti (PA), São Luís (MA) e São Paulo (SP), também estão desenvolvendo iniciativas com as comunidades”.
Como parte da celebração, o Instituto Alcoa vai destinar, após aprovações de relatórios das instituições, um total de R$ 140 mil para apoiar as organizações participantes. Sendo R$ 35 mil para cada beneficiada.
Leonardo Souza, presidente do Cidep, agradeceu a parceria com a Alcoa. “Conseguimos reforçar os nossos valores de empatia e trabalho em conjunto entre pessoas com deficiência e pessoas que não têm deficiência”, celebra. “E os recursos, portanto, nos ajudarão a melhorar a qualidade do nosso atendimento. Com a aquisição de materiais como microfone sem fio, caixa de som, tela retrátil projetor, cabos de caixa de som, mesa de som, freezer etc.”.