
A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas informou que atualmente 314 pacientes aguardam na fila para realização do procedimento de capsulotomia, intervenção oftalmológica complementar à cirurgia de catarata. As informações foram prestadas em resposta ao Requerimento do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB).
Segundo a prefeitura, a fila é única e centralizada na Central Unificada de Regulação (CURE) e os critérios para a chamada dos pacientes seguem avaliação médica com base na gravidade dos sintomas. O paciente com maior tempo de espera está na fila desde março de 2023.
Nos últimos 12 meses, diversos procedimentos foram realizados. A capsulotomia é indicada apenas quando há opacificação da lente intraocular, condição que compromete a visão e pode ocorrer após a cirurgia de catarata. Nem todos os pacientes submetidos à cirurgia necessitam do procedimento. A indicação é feita caso a caso por um oftalmologista.
O atendimento é feito por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Alto Rio Pardo (Cismarpa). Devido à alta demanda e à limitação de agendas, a prefeitura informou que está organizando um mutirão com o prestador responsável. Previsto para ocorrer nas próximas semanas, como forma de agilizar os atendimentos.