
Já está no fogo a calda de açúcar que ilumina de vermelho os olhos das crianças, encobrindo de muito amor as maçãs. Nos tachos, já tem coco branco e preto e até mesmo de outras cores, modernidade desses tempos. O cheiro de amendoim torrado começa a se espalhar pela cidade e o couro dos tambores está esticado, assim como as fardas dos congadeiros. Os caiapós ajeitam as suas penas e as melhores cozinheiras da cidade já se preparam para servir seus fartos pratos com gostinho de casa de vó. Tudo pronto para a Festa de São Benedito de Poços de Caldas, que, tradicionalmente, começa neste 1º de maio e segue até o dia 13, feriado municipal.
Comidas típicas e doces
Realizada no pátio da Capela de São Benedito e no seu entorno, a festa secular reúne devotos e a população em geral, com atrações como as barracas de comidas típicas das paróquias de Poços de Caldas. No cardápio, delícias mineiras como tutu de feijão, pernil, couve, polenta, caldos e biscoito recheado, entre muitas outras opções para todos os gostos.
Já os doces, tão tradicionais quanto a festa, são comercializados nas calçadas laterais da praça Coronel Agostinho Junqueira pelas entidades socioassistenciais autorizadas. Maçã do amor, cocada, pé de moleque, coquinho e amendoim são algumas das gostosuras vendidas no local.
Ambulantes autorizados também participam da festa, comercializando alimentos como espetinhos e sanduíches. Todos os envolvidos já passaram por capacitação sobre o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual e boas práticas na manipulação de alimentos.
A Festa de São Benedito é uma realização da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas. Com apoio da prefeitura, por meio de diversas Secretarias Municipais. A programação cultural da festa, que engloba os Ternos de Congos e os Grupos de Caiapós da cidade, tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura.