17.5 C
Poços de Caldas

Animais comunitários seguem sem assistência veterinária em Poços

PUBLICIDADE
Animais comunitários seguem sem assistência veterinária em Poços
Situação recente de cães comunitários que foram retirados de seu local de origem

Em resposta ao Requerimento do vereador Diney Lenon (PT), a prefeitura de Poços de Caldas confirmou que não oferece atendimento médico-veterinário direto para animais comunitários ou sem tutor definido.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, existem convênios com nove clínicas veterinárias para a realização de castrações de cães e gatos. Entretanto, esses estabelecimentos não prestam consultas, exames ou cirurgias de urgência dentro do programa municipal. A castração está disponível a qualquer cidadão que retire a ficha para o procedimento.

PUBLICIDADE

A prefeitura também admitiu que não possui protocolo oficial para o encaminhamento de animais em situação de urgência. Conforme o comunicado, a ausência de um procedimento padronizado se deve às dificuldades de triagem e ao risco de fraude no sistema. Segundo o texto, há casos de pessoas que alegam falsamente que o animal está abandonado para conseguir atendimento gratuito, o que gera sobrecarga e uso indevido dos recursos.

PUBLICIDADE

Além disso, o município declarou não contar com estrutura própria nem parcerias específicas para o atendimento veterinário desses animais. A assistência emergencial, quando ocorre, tem sido prestada por ONGs, voluntários e a própria comunidade.

Ainda de acordo com a prefeitura, não houve investimentos diretos nos últimos três anos para garantir atendimento veterinário a animais comunitários. Para 2025, a previsão orçamentária é voltada ao Conselho de Proteção Animal (Comvida), com a proposta de atender animais em situação de vulnerabilidade, como cirurgias e emergências veterinárias.

Por fim, a administração afirmou que não possui relatórios ou documentos que comprovem atendimentos ou aplicação de recursos nesta área.

Lembrando que em situação recente cães comunitários foram retirados de seu local de origem pela prefeitura.

Relembre aqui também

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!