
O presidente da DME Poços de Caldas Participações Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo foi convocado pela Câmara Municipal para prestar esclarecimentos na reunião ordinária desta terça-feira, 29 de abril. A convocação aconteceu por meio de requerimento dos vereadores Tiago Braz (Rede) e Pastora Mel (União), com apoio de outros 12 parlamentares.
Os vereadores querem explicações sobre quatro pontos principais:
-
A realização de um evento comemorativo de alto padrão para celebrar os 70 anos das empresas DME, utilizando recursos públicos.
-
O processo de análise e aprovação de projetos de energia fotovoltaica no município.
- Publicidade -Anúncio Estilizado e Responsivo ANÚNCIO -
Os repasses financeiros do Grupo DME para a Prefeitura de Poços de Caldas nos últimos cinco anos.
-
O processo de seleção e nomeação do diretor-presidente da empresa pública DME Participações S.A.
- Publicidade -Anúncio Estilizado e Responsivo ANÚNCIO
Repercussão
A iniciativa dos parlamentares teve motivação na repercussão negativa do evento comemorativo. Que envolveu a contratação de atrações musicais, decoração sofisticada e um cardápio de alto custo. Segundo os autores do requerimento, o episódio gerou indignação popular. E levantou, portanto, questionamentos sobre a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
No documento protocolado, os vereadores pedem que Sérgio Azevedo apresente o valor total do evento, com planilha detalhada dos custos, a justificativa para o investimento e sua adequação aos princípios de transparência e interesse público. E também a lista de convidados e os critérios para a escolha dos participantes, o estudo de viabilidade econômica sobre o impacto do evento para a empresa e para o município. Querem ainda informações sobre benefícios diretos à população e estimativas de retorno social ou econômico.
Além disso, será cobrada a apresentação de dados sobre os critérios técnicos da aprovação ou recusa de projetos de energia fotovoltaica, os valores anuais de repasses do Grupo DME ao município nos últimos cinco anos. E, por fim, ainda a forma de condução do processo seletivo que resultou na nomeação do atual diretor-presidente da DME Participações.