- Publicidade -
20.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Abertura do Flipoços reverencia a memória, a história e o poder da palavra

- Publicidade -
Abertura do Flipoços reverencia a memória, a história e o poder da palavra
Divulgação

O Flipoços 2025 começou no último sábado (26) com reverência à memória, à história e ao poder da palavra. A solenidade de abertura aconteceu no hall da Thermas Antônio Carlos, com a presença de autoridades e convidados.
O momento especial foi marcado por homenagens emocionantes a nomes e instituições que moldam o universo da literatura e da cultura: Mary Del Priore – patronesse do Festival; Stélio Marras – escritor sulfuroso; Portugal – país homenageado; Academia Mineira de Letras – Minas e Suas Literaturas; e Antonio Cândido – personalidade literária.
O evento contou com pronunciamento de autoridades, patrocinadores e parceiros, além da apresentação do material do Festival feito em braile pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital – Crid da Esecs do Politécnico de Leiria, Portugal.
“A expectativa é sempre a melhor possível. Estamos trabalhando há um ano para o Flipoços 2025. A organização é extensa, complexa, demanda muitos detalhes, com muita gente envolvida. Foi tudo preparado com muito amor, com muito carinho, como sempre, pensando em todos os públicos, com uma programação imensa”, destacou a curadora do evento Gisele Ferreira.
Presente à abertura do evento, o prefeito Paulo Ney ressaltou a importância cultural, turística, econômica e educacional do evento. “Quero, em primeiro lugar, agradecer a todos e parabenizar a Gisele, porque organizar um evento dessa proporção não é fácil. Desejo boas-vindas a todos que estão presentes nesse lugar lindo, a Thermas, um verdadeiro ícone da nossa cidade. Destaco a importância de levarmos sempre a literatura para dentro das nossas casas e das nossas famílias. Vivemos hoje em um mundo em que muitas vezes ficamos presos às telas dos celulares e, por isso, precisamos incentivar a leitura, principalmente entre as nossas crianças”, ressaltou o prefeito Paulo Ney.
Presente ao evento, o secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira disse que o Flipoços transforma a cidade em um grande palco de encontros, saberes e emoções. “Minas Gerais, mais uma vez, mostra ao Brasil e ao mundo sua vocação para a cultura, a criatividade e a palavra. Com apoio da Codemge e do programa Minas Literária, reafirmamos nosso compromisso em fortalecer a leitura, a literatura e a formação de novos leitores em todo o estado”, enfatizou ele.

Vila Literária

Com o tema “Biografias: Celebrando a Vida Através do Tempo”, o Flipoços reúne mais de 100 atividades gratuitas, incluindo mesas literárias, oficinas, lançamentos, shows, congressos e encontros gastronômicos. Em 2025, a Vila Literária do Flipoços celebra os 20 anos do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, mantendo seu conceito intimista e encantador, inspirado nos bucólicos e serenos cenários do interior de Minas Gerais. Além da programação cultural, a feira do livro conta com estandes de diversas editoras, além de artesanato, cervejarias artesanais, entre outros.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!