
A Arquidiocese de Belo Horizonte lançou, nesta sexta-feira (25), o Passaporte da Esperança. O evento de lançamento aconteceu no estande Turismo da Fé, da secretaria de estado de Turismo e Cultura, durante o Minas Travel Market (MTM), em Belo Horizonte.
O passaporte compõe o Jubileu de 2025, com o tema “Peregrinos da Esperança”. Os fieis podem retirar gratuitamente o livreto em qualquer uma das igrejas jubilares e, em seguida, conhecer os locais.
De acordo com o padre Wagner Calegário de Souza, reitor do santuário de Nossa Senhora da Piedade, esta é uma oportunidade não apenas religiosa. Afinal, cada um dos espaços carrega consigo diversas características artísticas e culturais.
“A experiência religiosa não é propriamente confessional, esse é o detalhe. As pessoas fazem o turismo religioso para conhecer a manifestação religiosa de um determinado grupo”. O padre ainda acrescenta: “Quem não conhece o outro tem medo, e quando não conhecemos o outro nos fechamos em nós mesmos”.
Igrejas jubilares

As igrejas que compõem o passaporte da esperança são as seguintes:
- Catedral Cristo Rei – Belo Horizonte
- Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis – Belo Horizonte
- Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu – Belo Horizonte
- Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres – Belo Horizonte
- Santuário Arquidiocesano São José – Belo Horizonte
- Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz – Belo Horizonte
- Basílica Santo Cura d’Ars – Belo Horizonte
- Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima – Belo Horizonte
- Basílica Nossa Senhora de Lourdes – Belo Horizonte
- Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Belo Horizonte
- Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Contagem
- Santuário Arquidiocesano São Paulo da Cruz – Belo Horizonte
- Santuário Arquidiocesano Santo Antônio da Roça Grande – Sabará
- Santuário Arquidiocesano Santa Luzia – Santa Luzia
- Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Caeté
- Santuário Arquidiocesano Tabor da Liberdade Schoenstatt – Confins
- Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde – Brumadinho
- Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário – Brumadinho
- Santuário Arquidiocesano Senhor do Bonfim – Bonfim
Turismo religioso
O secretário de estado de Turismo e Cultura, Leônidas Oliveira, esteve no evento e comentou a importância do turismo religioso para Minas Gerais. Ele informou que este setor movimenta mais de R$ 5 milhões por ano só no estado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A cidade de São Thomé das Letras, no sul de Minas, faz parte dos investimentos de divulgação que o Governo de Minas está fazendo. O secretário lembrou os problemas causados pela venda de “brisadeiros” na cidade e disse que foi necessário intervir para mudar o foco do turismo.
“O Governo de Minas, a Polícia Militar, a prefeitura e a comunidade local reposicionaram o destino como místico, um destino da fé”, explicou.
Leônidas ainda relatou que os destinos de turismo religioso em Minas Gerais vão além das cidades históricas e do catolicismo, com locais que remetem à cultura gospel, misticismo e afromineiridade.