
O vereador Diney Lenon (PT) é autor de um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de segurança nos dias e locais em que ocorrem os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A matéria está em análise pelas Comissões da Câmara de Poços.
Ano passado, o parlamentar apresentou a proposta, no entanto a mesma teve arquivamento com o final da 19ª Legislatura. Em 2025, Diney Lenon pediu o desarquivamento do PL e reforçou a importância de providências para garantir a segurança de participantes e familiares. “Nós protocolamos um Projeto de Lei que dá a responsabilidade para o município de garantir a segurança nos Jogos Escolares. Inclusive com a contratação de empresa privada para isso, se necessário. Pudemos constatar que os jogos, que deveriam cumprir um papel de integração, de sociabilidade, um projeto voltado para o esporte, para a saúde, provocando o bem para toda a comunidade, têm enfrentado problemas de violência”, comenta.
Violência nos jogos escolares
O legislador lembra de uma situação ocorrida neste mês de abril, durante a realização do evento, que reforça a necessidade de medidas urgentes. “Nós alertamos lá atrás, o projeto é do ano passado. Cobramos o município e entendemos que essa pauta é importante devido à realidade do momento, dessa violência banal, dessa cultura da violência tão propagada e que afeta nossa juventude. É um projeto importante, visa garantir a segurança e incentivar os meninos a praticarem esportes, dando tranquilidade para suas famílias”, destaca.
O Projeto de Lei determina a presença de, no mínimo, dois agentes de segurança em cada um dos locais de ocorrência do evento. A proposição (PL n. 70/2024) com todas as informações, está disponível para consulta no site da Câmara.