
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) lançou nesta quarta-feira (23) a plataforma Gasto Brasil, que permite acompanhamento em tempo real dos gastos públicos da União, Estados e municípios. A ferramenta foi apresentada durante o evento que marcou os 20 anos do Impostômetro, painel eletrônico que está no centro hiastórico de São Paulo e exibe a arrecadação de tributos no país desde 2005.
Por meio do cruzamento de dados oficiais, gestores públicos e a população em geral podem ter acesso ao total de gastos de uma localidade — seja um município, um estado ou mesmo da União. Uma inovação, segundo o presidente da CACB, Alfredo Cotait, que vai mostrar à população que o governo está gastando mais do que arrecada.
O Gasto Brasil se propõe a complementar o Impostômetro, ampliando a transparência mostrando como os recursos arrecadados são utilizados. Estão incluídos, por exemplo, dados sobre benefícios previdenciários, programas de transferência de renda como o Bolsa Família e créditos extraordinários.
De acordo com a ACSP, a metodologia utilizada no Gasto Brasil incorpora, além das despesas do Tesouro Nacional, os gastos do Banco Central. O que, segundo a entidade, torna a ferramenta mais abrangente. Os dados, portanto, têm atualização com base em informações públicas do governo federal.
Confira os dados de Poços de Caldas
(com informações do Brasil61 e Congresso em Foco)