
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) contratou, via licitação, a empresa Cebi Informática, de São Caetano do Sul, para implantar um novo sistema de gestão comercial geral. Incluindo faturamento de arrecadação, novo sistema de atendimento por meio de agência virtual, geoprocessamento, entre outros.
Automação
A empresa ainda irá implantar toda automação dos serviços da Divisão Comercial, com protocolo digital, visando à diminuição da utilização de papel dentro da autarquia e a modernização dos procedimentos. Inclusive com pagamento via pix da conta de água.
A implantação do novo sistema está em fase final. Na próxima semana, acontecem os últimos treinamentos para a equipe da Divisão Comercial do DMAE e a previsão é que o novo sistema inicie suas operações a partir do dia 5 de maio. Alguns serviços como atendimento via whatsapp e pagamento por PIX serão implantados numa segunda etapa, no mês de junho.
Tecnologia
De acordo com Marcelo Ribeiro Mendes, gerente comercial da empresa Cebi Informática, a população vai perceber as diferenças, principalmente no atendimento virtual. “Os moradores vão sentir que o investimento em tecnologia, por parte do DMAE, vai trazer muitas facilidades, principalmente na solicitação de serviços. A partir da implantação, a autarquia passa a contar com uma agência virtual com tecnologia responsiva que funciona no celular sem necessidade de baixar aplicativo. A pessoa, por meio do seu celular, vai ter o DMAE na palma da mão, com todos os serviços disponíveis na agência virtual”, destaca.
Cadastro
Para ter acesso às novidades, os contribuintes deverão ter seu cadastro atualizado. Dessa forma, terão disponíveis serviços como solicitação de religamento, desentupimento de redes de esgoto, comunicado de vazamento, segunda via de conta, histórico de consumo, emissão de certidão negativa de débito e outros. Para questões relacionadas a débitos com a autarquia, a renegociação continuará sendo feita de forma presencial.
Imobiliárias
Outra novidade a ser implantada será um serviço voltado às imobiliárias, que solicitam muitos religamentos e cortes de água, devido à alta rotatividade de inquilinos nos imóveis alugados. Na Agência Virtual haverá um módulo voltado às imobiliárias, onde elas próprias poderão fazer o cadastro dos inquilinos, facilitando os serviços.