- Publicidade -
20.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Cine Fricção exibe “Marte Um” no Museu de Poços

- Publicidade -
Cine Fricção exibe “Marte Um” no Museu de Poços
Divulgação

O Cine Fricção apresenta mais uma sessão gratuita nesta quinta-feira, 17 de abril, às 19h, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Em cartaz, o aclamado longa mineiro “Marte Um”, que será exibido com acessibilidade em Libras.

A ação integra a edição atual do projeto, que traz como tema “Afetividades do Feminino”. E propõe uma imersão em narrativas sobre vivências, desejos, desafios e resistências de mulheres e dissidências.

- Publicidade -

Com curadoria sensível à valorização do cinema produzido em Minas Gerais, a programação deste ciclo evidencia a força e a diversidade da produção audiovisual mineira. “Marte Um”, por exemplo, é dirigido por Gabriel Martins e produzido pela premiada Filmes de Plástico, coletivo de cineastas mineiros que, neste mês de abril, celebra 16 anos de atuação no cenário do cinema independente brasileiro.

Sessões

Retomando as atividades neste ano, com quatro sessões programadas, o Cine Fricção se consolida como espaço de exibição e reflexão voltado à valorização do cinema brasileiro independente, destacando histórias e vozes marginalizadas, em especial da comunidade LGBTQIAPN+ e demais grupos historicamente silenciados. Após a sessão desta quinta-feira, o ciclo de exibições segue dia 24 de abril e será encerrado em maio (em data a ser confirmada).
Antes da exibição, o público é convidado para um momento de diálogo conduzido por Dani Silva, que atua como mediadora cultural do projeto. A proposta é abrir espaço para trocas e reflexões coletivas a partir do conteúdo exibido em tela.

Em cartaz: Marte Um

Na segunda sessão deste ciclo, o Cine Fricção apresenta o premiado “Marte Um” (2022), que narra a história de uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita e que representa o contrário de tudo que eles são.
Com direção de Gabriel Martins e um elenco de peso, o longa mineiro venceu quatro prêmios no Festival de Gramado, foi aclamado em diversos outros festivais e foi escolhido como representante brasileiro para o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023.
Classificação indicativa: acima de 16 anos.

Sobre o projeto

A proposta Circula Cine Fricção é viabilizada através da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais através do edital de fomento da Lei Paulo Gustavo. Conta com curadoria e comunicação para redes de Paulo Tothy, produção executiva de Chiara Carvalho/Carvalho Agência Cultural, produção local de Alyson Dias, assistência de produção de Mateus Baratelli e Dani Silva, que também atua como mediadora nas sessões. Além do apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

Serviço

Circula Cine Fricção – Edição “Afetividades do Feminino”
Filme em Cartaz: “Marte Um”
Dia 17 de abril, 19h
Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
Entrada gratuita sujeita a lotação do espaço.

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!