16.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Coluna MG: varejo tem redução de 1,1% no estado

- Publicidade - Anúncio Estilizado - Alcoa
ANÚNCIO
Coluna MG: varejo tem redução de 1,1% no estado
Aperto no orçamento, somado à inflação, tem pesado no consumo e ajuda a explicar a desaceleração do varejo nos últimos quatro meses (foto: Adobe Stock/DC/reprodução)

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori MG).

Varejo de MG tem redução de 1,1%

As vendas do comércio em Minas Gerais registraram uma redução de 1,1% no mês de março. O resultado acompanha o varejo nacional, que continuou a apresentar resultado negativo no mesmo intervalo, com uma retração de 1,6%, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS).

- Publicidade -

Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda em Minas foi de 1,9% enquanto o índice no país foi de 1,8%. Conforme o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, o mercado de trabalho continua mostrando força. Porém, já dá sinais de desaceleração, principalmente no setor informal.

(Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Teófilo Otoni faz feira do peixe

A Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, vai realizar a 30ª Feira do Peixe. De acordo com a organização, o evento acontecerá de 15 a 19 de abril, na avenida Dr. Luiz Boali Porto Salman.

A Feira do Peixe já se tornou uma tradição na cidade e ocorre na semana que antecede as celebrações da Semana Santa. Os expositores aproveitam a data para comercializar o carro chefe que é o peixe, de várias espécies, assim como canjica, ovos de Páscoa, verduras, temperos e outros produtos em geral.

(Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Levantamento viabilizará ferrovia

Para viabilizar a ferrovia Bahia-Minas está ocorrendo um levantamento do volume de cargas que a região poderá transportar. O consultor do empreendimento é o ex-deputado estadual João Leite, que também é vice-presidente da Associação Brasileira das Ferrovias Autorizadas (Abrafa).

Ele explica que várias entidades colaboram para a coleta dos dados sobre o volume de cargas. Entre elas, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o governo do Estado.

(Jornal Em Tempo – Nanuque)

Araxá recebe biodigestores

Moradores da comunidade de Boca da Mata começaram a receber, nesta semana, os primeiros biodigestores instalados por meio de um projeto sustentável promovido pela Prefeitura de Araxá. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá e contempla, inicialmente, 112 imóveis nos distritos de Boca da Mata e Itaipu.

A empresa WM Meio Ambiente e Reflorestamento, vencedora da licitação, iniciou a perfuração dos terrenos nas primeiras residências, marcando o início da fase de execução do programa. O projeto é financiado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Araguari e não gera nenhum custo aos moradores.

(Jornal Interação – Araxá)

Baependi recebe rede de proteção

Na segunda-feira, 14 de abril de 2025, a Polícia Militar de Minas Gerais realizou a primeira reunião para a implantação da Rede de Proteção Preventiva (RPP) na zona rural de Baependi, pertencente à área da 277ª Companhia PM. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a segurança no meio rural por meio de ações integradas entre a comunidade e a Polícia Militar.

O encontro contou com a presença de moradores, bem como produtores rurais e autoridades municipais, incluindo o prefeito, o secretário municipal de Agricultura e vereadores, que manifestaram total apoio à proposta e destacaram a relevância de ações preventivas para a proteção da população rural.

(Jornal Panorama – Caxambu)

Formiga terá festival gastronômico

Um evento inédito já está sendo preparado para a população de Formiga. É o Festival Gastronômico Rural, que terá sua primeira edição realizada no dia 3 de maio, na comunidade rural de Albertos. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento promete se tornar um marco na agenda cultural da cidade.

De acordo com a Prefeitura, ele tem como objetivos: valorizar a cultura rural, promover a culinária típica das comunidades formiguenses e fortalecer o turismo gastronômico no município.

(O Pergaminho – Formiga)

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!