
A memória de um dos maiores comunicadores que Poços de Caldas será eternizada em um livro que promete emocionar leitores, amigos e admiradores. O jornalista William de Oliveira está finalizando os preparativos para o lançamento da obra “Valeu a Pena Ser Feliz”. Uma coletânea de textos e memórias em homenagem ao saudoso Pedro Bertozzi Neto. O evento acontecerá dia 26 de abril, às 11h, durante a edição 2025 do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços).
Pedro
Pedro Bertozzi, falecido em março de 2024, foi radialista, apresentador de TV, mestre de cerimônias e cantor. Ao longo de décadas, tornou-se uma figura central na comunicação local. Admirado por seu carisma, sensibilidade e profundo amor pelas artes e pela cidade. Agora, sua história ganha as páginas de um livro organizado por William de Oliveira, que teve a missão de reunir e apresentar ao público um lado menos conhecido, mas igualmente marcante, de Bertozzi: o de escritor.
Um legado em palavras, imagens e emoções
O título do livro, “Valeu a Pena Ser Feliz”, faz referência a uma música composta por Pedro Bertozzi em parceria com Marcelo Inguagiatto. Segundo William, o trecho que dá nome à obra simboliza perfeitamente a essência do homenageado. “Ele foi feliz, valeu a pena ele ser feliz e, mais do que isso, deixar tanta gente feliz por onde passou.”
A obra é uma coletânea de textos escritos por Pedro desde a década de 1980, incluindo trechos de um diário intitulado “Reflexos de um mundo opaco”, escritos a mão por ele. O novo volume traz, além dos textos, mensagens emocionadas de amigos, causos vividos por Pedro e uma rica galeria de fotos, que resgatam momentos marcantes da sua trajetória como comunicador e artista.
“O Pedro tinha um texto muito refinado, muito emotivo. Ele escrevia muito bem. Então a ideia foi dar visibilidade a esse talento que poucos conheciam. Esse livro é resultado de várias mãos”, explicou William de Oliveira, responsável pela curadoria e compilação do material.
Lançamento com propósito solidário
Mais do que uma homenagem, o livro também se propõe a ser um gesto de solidariedade. Toda a renda obtida com a venda de “Valeu a Pena Ser Feliz” será revertida integralmente para duas instituições de Poços de Caldas: Gaapo e a Casa do Caminho.
Essas instituições foram escolhidas por terem uma forte ligação afetiva com Pedro Bertozzi.
Segundo William, a decisão de dividir a renda igualmente entre as duas entidades surgiu do carinho que o homenageado nutria pelas pessoas que as representam, como Claudiney (Casa do Caminho) e Cláudia (Gaapo), amigos próximos de longa data.
Cada exemplar será vendido por R$50. O processo de pagamento será feito diretamente via pix, direcionado às contas das duas instituições, sem qualquer intermediação. “A pessoa vai até o local, escolhe o livro, faz o pix direto para a Gaapo ou para a Casa do Caminho, 50% para cada. É simples, direto e totalmente transparente”, reforça William.
“É um momento de recordação, de memória e de homenagem a esse cara que fez valer a sua presença aqui nesse nosso universo terrestre”, resume William com emoção.
*Texto do jornalista Paulo Victor, Jornal Mantiqueira